Ivo Faria abre um espaço de gastronomia no Belvedere

O premiado chef mineiro Ivo Faria acaba de inaugurar no Belvedere, na região Sul de Belo Horizonte, a sede de um instituto que carrega seu nome. A ideia é que o local receba eventos comandados pelo cozinheiro premiado nacional e internacionalmente, degustações, experiências com harmonização de vinhos e também mantenha uma programação exclusiva de aulas e workshops de gastronomia voltados para amadores e profissionais.
A proposta do Instituto Ivo Faria é desenvolver projetos que carreguem não apenas a assinatura, mas também o DNA deste que é um dos precursores da alta gastronomia no Estado, projetando Minas e seus ingredientes para o mundo. Ivo Faria comandou por duas décadas e meia o icônico Vecchio Sogno, que encerrou as atividades em 2020, deixando os amantes da boa gastronomia com gostinho de saudade.
O restaurante funcionava ao lado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da Capital e era grande referência nas cozinhas brasileira, italiana e internacional.
O fechamento, na época, foi informado por uma nota publicada no perfil do Instagram do restaurante e dizia que o motivo era “o cenário de instabilidade econômica do País gerado, principalmente, a partir da pandemia e da falta de perspectivas de curto e médio prazo para sustentação dos negócios que dependem da presença do público para funcionar”.

A casa empregava 60 pessoas, incluindo chefs de cozinha, cozinheiros e ajudantes de cozinha, confeiteiros, garçons, maîtres, sommeliers, profissionais de limpeza, administrativo, financeiro, além de estagiários.
Mas já naquela ocasião, anunciava que não era o fim. “Ao contrário do que possa parecer, não se trata do fim do Vecchio Sogno. O chef Ivo Faria está desenvolvendo novos projetos em parceria com investidores, e assim que possível, irá anunciá-los ao público”, dizia a nota.
A verdade é que, mesmo com o fechamento do Vecchio Sogno, o chef nunca parou. Seguiu trabalhando no La Palma, seu outro restaurante, criado em parceria com a filha, a também chef Naiara Faria, e também desenvolveu outros projetos para continuar atendendo seu público. Agora, a abertura do Instituto é uma oportunidade desse mesmo público conhecer uma nova faceta de Ivo Faria.
E o chef quer ir além. O novo projeto vai ter grande foco na atuação social, contribuindo para a formação de profissionais na área gastronômica. Para isso, pretende capacitar desde pequenas salgadeiras e cozinheiras que atuam nas mais diversas comunidades até profissionais com ampla experiência no mercado.
Segundo ele, o Instituto será um lugar para se pensar sobre todos os aspectos do setor. Do humano ao comportamental, passando pela cultura, economia e pelo social. A programação mensal será disponibilizada nas redes sociais do Instituto.
Ouça a rádio de Minas