Jabil inaugura hub em Betim

A Jabil acaba de inaugurar um Centro de Inovação em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Trata-se do primeiro hub totalmente dedicado ao desenvolvimento de hardware no Brasil. Embora o valor do investimento não tenha sido revelado, a estrutura oferece suporte completo para incubar startups que desejam lançar produtos e tecnologias no mercado, incluindo soluções de conhecimento, educação, prototipagem, componentes e conexão com possíveis contratantes.
A Jabil é uma provedora de soluções de fabricação com mais de 260 mil funcionários através de 100 localidades em 30 países e possui unidade em Minas Gerais desde o início dos anos 2000. As principais marcas do mundo contam com a experiência ampla e profunda da Jabil em end-market, recursos técnicos e de design, know-how de fabricação, insights da cadeia de suprimentos e experiência global em gerenciamento de produtos.
De acordo com o diretor de negócios da Jabil, Christiano Porto, o Centro de Inovação surge como mais uma estrutura para conectar conhecimento e tecnologia na busca permanente por ideias e soluções inovadoras de hardware, capazes de responder a novos desafios sociais, gerar produtos de valor agregado, bem como acelerar a inovação tecnológica do setor.
Para isso, as empresas terão acesso a um laboratório completo e dedicado e infraestrutura com padrões técnicos e tecnológicos internacionais para gerar produtos de valor agregado e acelerar a inovação tecnológica da indústria e do País.
“O desenvolvimento de hardware é uma área que vem perdendo muito espaço e avaliamos que algumas razões dessas reduções têm a ver com as dificuldades que os empreendedores encontram para prosseguirem com suas ideias. A Jabil pode ajudar a solucioná-las com sua infraestrutura e expertise”, afirma.
A multinacional espera cobrir lacunas de conhecimento no desenvolvimento de hardware, permitindo que etapas atualmente realizadas somente em outros países, passem a ser executadas no Brasil. Este é um dos fatores que fazem, inclusive, com que apenas 3% das startups brasileiras sejam focadas em hardware. Por aqui, os empreendedores são muito mais voltados para software, conforme estudo da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. Para se ter uma ideia, países como China e Coreia do Sul possuem 50% de suas startups voltadas para o segmento e no Japão, essa participação é de 30%.
Durante a solenidade de inauguração do hub, o diretor ressaltou que o Centro surge do desejo da empresa de participar mais ativamente do movimento de inovação aberta no País. Nos últimos 18 meses, foram desenvolvidas ferramentas, arcabouço legal, formalizadas parcerias e feita a estruturação das instalações físicas. Conforme Porto, o processo já foi testado por duas empresas e outras duas também irão experimentá-lo nos próximos meses.
Enquanto isso, tanto startups que tenham ideias e produtos a serem desenvolvidos quanto empresas e instituições que busquem alguma solução tecnológica, podem acessar a plataforma do Centro de Inovação para que a Jabil promova a conexão.
“Nossos recursos estão à disposição do ecossistema. Através deles pretendemos ajudar a criar produtos melhores e soluções mais completas junto aos empreendedores. Serão oferecidos mentorias, treinamentos, serviços de engenharia e prototipagem para viabilizar essas conexões. Pretendemos também trazer tecnologias desenvolvidas pela Jabil e disponibilizá-las a essas startups brasileiras que estão surgindo no mercado”, revela.
Participaram da solenidade de inauguração do hub o vice-presidente Sênior da Unidade de Negócios Global da Jabil, Frederic McCoy; o coordenador-geral de Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Hamilton Mendes; o presidente da InvestMinas, João Paulo Braga; o diretor de Atração de Investimentos da InvestMinas, Ronaldo Barquette; o secretário de Desenvolvimento de Betim, Alexandre Bambirra; e outras autoridades locais.
Ouça a rádio de Minas