Jornada da Beleza: parceria entre Sebrae Minas e PBH impulsiona negócios nas comunidades

O mercado da beleza é um dos mais procurados pelos empreendedores das comunidades brasileiras. Uma pesquisa do Sebrae Minas em parceria com o Data Favela/Instituto Locomotiva revelou que o setor de Serviços é o mais representativo nas favelas do Estado, com 37% dos negócios. E entre as principais áreas de atuação estão alimentação e bebidas (24%), beleza e estética (14%) e vestuário e acessórios (10%).
No bairro Jardim América, na região Oeste de Belo Horizonte, a microempreendedora Priscila Oliveira reflete essa realidade e possui um espaço que oferece serviço de massoterapia e estética. Formada em recursos humanos, ela não estava satisfeita com o rumo da sua vida profissional e, aos 30 anos, decidiu mudar de área e fazer algo que de fato trouxesse realização pessoal. Aventurou-se em diversos cursos livres até finalmente descobrir a sua paixão pela área da estética.

A graduação veio logo em seguida com a especialização em terapias manuais. Em 2018 se formou e então começou a atender. Em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, já tinha um espaço para realizar os atendimentos. Por fim, em 2024, se mudou para o atual local em que divide com uma profissional de depilação.
Diante dos desafios da gestão do negócio, Priscila Oliveira foi uma das participantes da Jornada da Beleza realizada no Morro das Pedras, na região Oeste da Capital. Após participar da Expo Favela 2025 como expositora e realizar diversas capacitações, ela entendeu que precisava seguir melhorando os processos do seu negócio.
“A gestão do negócio é um desafio. A universidade não nos ensina a empreender. Aprendi a negociar taxas de cartão, contabilizar horas de trabalho e organizar os fluxos para o controle de caixa. Também precisei alinhar as finanças, separando meus gastos pessoais e o da empresa. Quero crescer, ir para um espaço maior. E para isso, preciso continuar me capacitando”, destaca a empreendedora.
Parceria
As atividades da Jornada da Beleza, iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foram realizadas ao longo do mês de agosto dentro do programa Comunidade Empreendedora. A iniciativa tem o objetivo de estimular o empreendedorismo local a partir do aprimoramento de habilidades e da expansão de conhecimentos no mundo dos negócios.
As oficinas abordaram temas como: planejamento e organização para negócios de beleza, boas práticas em serviços de beleza, precificação como estratégia de posicionamento para serviços de beleza, atendimento de excelência como estratégia de marketing para negócios da beleza, marketing acessível e estratégias de divulgação para negócios da beleza e plano de ação e certificação: organização para o crescimento.
Para a analista do Sebrae Minas, Delaine Cordeiro, o empreendedorismo, mesmo que sem muito planejamento, é uma alternativa de ocupação e renda para muitas pessoas nas comunidades. “Apesar da importância do negócio para as famílias, muitos empreendedores ainda são informais. Por isso, buscamos estimular a gestão desses empreendimentos, além de fortalecer a cooperação, a criatividade e o protagonismo dos negócios locais”, ressalta.
Proposta
Lançado em 2023, o programa é uma realização do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para incentivar a iniciativa empreendedora e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em vilas e favelas do Estado. A ação ainda busca melhorar a gestão desses empreendimentos, estimulando a cooperação, criatividade e gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda em comunidades.
O programa tem se consolidado como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social em diversas comunidades. Em Belo Horizonte, já promoveu encontros com empreendedores em várias localidades de diversas regiões na Capital: Vila São José (Noroeste), Tirol (Barreiro), Cabana (Oeste), Taquaril (Leste), Granja de Freitas (Leste), Ventosa (Oeste), Morro das Pedras (Oeste) e Aglomerado da Serra (Centro-sul).
Ouça a rádio de Minas