Jornada Empreendedora se apresenta no Expo Favela Minas

O projeto “Jornada Empreendedora” deve receber por volta de 3 mil moradores de 12 vilas e favelas da RMBH para participar de programas de capacitações que têm como objetivo estimular a geração de renda e promover o desenvolvimento das periferias de Belo Horizonte.
Essa iniciativa acontece desde 2019 com o apoio da PBH, e integra as ações do programa “Comunidade Empreendedora” do Sebrae Minas. Os resultados do projeto serão apresentados na Expo Favela Minas, amanhã (15).
Participantes
Carmen Lúcia de Matos Barcelos, agente comunitária de saúde e idealizadora do grupo “Famílias Empreendedoras do Bairro Coqueiros”, foi uma das participantes de várias capacitações do Jornada Empreendedora em 2022. “As orientações ajudaram a ampliar minha visão sobre os negócios e de como poderia transformar o lugar onde moro desde 1976”, explica Carmem.
Hoje, o projeto dela atende 40 moradores das comunidades da região Noroeste da Capital, e ela estará presente no Painel Sebrae: Vilas e Favelas da Grande BH.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Outro participante do Painel Sebrae é o professor e empreendedor Miltinho Souza, da comunidade Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte.
Em 2019, antes do apoio do Sebrae Minas, Miltinho Souza dava aula particular na residência dos alunos. Hoje, com seu próprio espaço físico, ele treina mais de 100 professores recém-formados e estudantes da comunidade.
Ele também participou da “Jornada Empreendedora” e recebeu orientações sobre planejamento, marketing digital, precificação e atendimento ao cliente, além de consultorias individuais para estruturação de um novo modelo de negócio.
Nova turma do Jornada Empreendedora
Para os interessados em participar da “Jornada Empreendedora”, duas novas turmas estão abertas em Belo Horizonte. Na Cabana do Pai Tomás, na região Oeste, através deste link, e no bairro Cenáculo, Vilas São João Batista e Minas Caixa, na região de Venda Nova, com este link.
Os participantes recebem orientações sobre como se tornar microempreendedores individuais (MEI), vantagens da formalização e do cooperativismo, como potencializar as vendas pelas redes sociais, controle financeiro, fluxo de caixa, precificação de produtos, criação de modelos de negócios e como melhorar o atendimento e fidelizar clientes.
Ouça a rádio de Minas