Negócios

K2Go inova para atender alta na demanda

K2Go inova para atender alta na demanda
A startup K2go, que presta consultoria para clínicas odontológicas e laboratórios de prótese, elevou a receita em 305% | Crédito: Divulgação

A startup K2go, que presta consultoria para clínicas odontológicas e laboratórios de prótese, elevou a receita em 305% em 2021 sobre 2020 e está abrindo novas frentes de negócios. A despeito da crise econômica pela qual o Brasil atravessa, a demanda não caiu, mas aumentou em função de setor que está se despertando para a necessidade de autoconhecimento do negócio e de estar alinhado com ele. Para 2022 a startup, com sede em Curitiba e base operacional em Belo Horizonte, está se reinventando pela segunda vez e se reposicionando no mercado como uma empresa especialista em educação para a odontologia.

O motivo do crescimento neste ramo, segundo os fundadores é simples: “Quem leva suporte e soluções, cresce nas crises”, conta um deles, o economista Marcos Kogut. Com a pandemia, os laboratórios de prótese odontológica se aproximaram ainda mais buscando apoio e aconselhamento em meio às suas incertezas. Segundo o outro sócio da K2Go, Thiago Kempen, os clientes viram a K2Go como referência e como mediadora para todo tipo de questões. “Diariamente orientamos sobre planos de cargos e salários, como demitir e até se o empresário deve ou não emprestar dinheiro para um empregado em apuros financeiros”, revela.

O fato é que este tipo de serviço é uma grande novidade para o setor odontológico e o apoio ao negócio extrapola a própria consultoria. “Na medida em que se envolvem, os empresários sabem que têm para quem recorrer. Empresas procuram quem fala na mesma linguagem delas e a K2Go evoluiu muito neste sentido”, completa Kogut.

Ao aumentar a equipe ao longo de 2021 em 50%, a startup também é exemplo de contribuição dada pelas pequenas empresas na geração de empregos. Em pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) estas empresas permanecem como as principais geradoras de novas vagas de emprego no Brasil por 15 meses seguidos. Em novembro de 2021, o setor foi responsável por 76% das vagas de emprego no País, sendo o segmento de serviços, no qual se encontra a K2Go, o segundo que mais empregou pessoas.

Educação em odontologia -Para o ano de 2022, a startup prepara novidades, como o lançamento de um software ainda no primeiro semestre. A ferramenta chegará como uma solução inovadora no segmento de prótese odontológica e deverá impactar laboratórios de todo o Brasil. A ideia não é inovadora pela complexidade, mas exatamente por levar gestão para as empresas de uma maneira muito simples. O que parece uma medida que vai “matar” a consultoria da K2Go, é uma estratégia de mudança da startup, que se reinventa pela segunda vez desde que foi criada em 2019. A primeira mudança veio com a pandemia, quando houve transição do modelo de atendimento presencial para o on-line, aumentando a escala de atendimentos. De cerca de uma reunião por semana, agora são realizadas mais de 20 reuniões.

A partir de 2022, a K2Go está se afirmando como startup de educação no ramo odontológico e não mais somente como assessoria e consultoria. Por isso irá incrementar a oferta de cursos próprios e de terceiros, com temas do dia a dia dos laboratórios que vão desde gestão lucrativa até os mais específicos e requisitados pelo setor, como Impressão 3D, Maquiagem, Desenho Cad, entre outros.

Apesar de os fundadores não verem um grande aquecimento no mercado neste ano, preveem que a startup vai manter a linha de três dígitos de crescimento no faturamento, considerando as novas bases de receita: o reforço na consultoria, que vem ganhando mais corpo e mais relevância e exigirá novamente a duplicação do número de profissionais na equipe atual, o lançamento do software, os cursos e outras novidades que estão em fase de consolidação.

Referência mundial -Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a política de saúde bucal do Brasil é vista como referência internacional e a integração da saúde bucal no sistema público de saúde é a maior e mais bem-sucedida em todo o mundo. No segmento odontológico atuam mais de 500 mil profissionais – entre dentistas, técnicos e auxiliares. Existem no Brasil quase 60 mil clínicas odontológicas e quase 3 mil laboratórios de prótese.

Enquanto mercado, o ramo odontológico é um celeiro de oportunidades para empreendimentos como a K2Go. Trata-se de um setor bilionário onde estima-se que as clínicas realizem em torno de 3 milhões de implantes por ano para os quais os laboratórios produzem cerca de 12 milhões de próteses dentárias. Somente a produção industrial de materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos movimentou R$ 10,6 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo).

Ainda que altamente tecnológicos e reconhecidos mundialmente pela excelência, especialmente pela qualidade estética e de funcionalidade das próteses dentárias, os laboratórios brasileiros enfrentam problemas de gestão devido à complexidade de suas operações. E é no contexto de melhoria deste quadro que a K2Go atua, no intuito de contribuir para que o Brasil também seja referência quando o assunto for a gestão dos empreendimentos.


O que é Segurança Energética?

São medidas adotadas para evitar a falta do abastecimento de energia, provocada por fatores como a escassez hídrica e até mesmo dificuldades inerentes aos tipos de fornecimento. Associada a essas medidas está a segurança na disponibilidade de energia adequada, de qualidade e a preços acessíveis.

O que é o desafio energético?

Conforme o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em seu portal on-line, em citação a Thomas B. Johansson, “os desafios energéticos incluem fornecer serviços energéticos para o bem-estar de uma população mundial crescente, facilitar o acesso a formas de energia modernas e que permitam à população pobre sair dessa condição, criar um nível razoável de segurança energética (energia a preços acessíveis e sem interrupções graves) e mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos”.

Quais os próximos eventos sobre Segurança Energética?

“O desafio da Segurança Energética” é um evento on-line gratuito que ocorrerá no dia 16 de março de 2022, com transmissão via plataforma Youtube. Na ocasião, profissionais qualificados e renomados do setor discutirão sobre os caminhos a serem percorridos para garantir o fornecimento de energia elétrica seguro.

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) é a instituição realizadora do evento, que tem correalização do jornal Diário do Comércio — veículo de imprensa de Minas Gerais quase centenário e especializado em economia, gestão e negócios.

Clique aqui e garanta a sua vaga (gratuita).

Segue abaixo a programação do evento on-line “O desafio da Segurança Energética”.

Evento sobre energia elétrica
Arte: Diário do Comércio
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas