K2Go lança solução para protéticos

Considerado referência mundial em políticas de saúde bucal, no Brasil existem quase 60 mil clínicas odontológicas e quase 3 mil laboratórios de próteses dentárias registradas. Esse mercado gigante, porém, ainda é carente de uma gestão profissionalizada. Atentos a esse fato, os fundadores da K2Go focaram nos protéticos para oferecer soluções especializadas e customizadas nas áreas de marketing, recursos humanos, processos e financeiro.
De acordo com o sócio e cofundador da K2Go, Thiago Kempen, boa parte dos laboratórios nasce do trabalho individual dos protéticos, que vão crescendo e, sempre dedicados à parte operacional do negócio, pouco se dedicam à gestão.
“Esse é um mercado que a maioria das pessoas desconhece, porém é grande e o Brasil exporta muitos profissionais. Queremos ajudar os protéticos a profissionalizar a gestão. Nos últimos tempos as margens de lucro diminuíram e onde existia espaço para um eventual erro na gestão, já não há mais. A tecnologia trouxe padronização, mas também a necessidade de escala. Começamos como uma consultoria e hoje somos uma empresa de educação empresarial no ramo das próteses dentárias. Nos reinventamos durante a pandemia. São cursos on-line, conteúdo gratuito e o nosso podcast que já é ouvido em 23 países, além da consultoria”, explica Kempen.
Após um 2020 de muitas dificuldades, quando passou quatro meses praticamente sem faturar, logo no início da pandemia, a K2Go voltou a crescer. Só em 2021, elevou a receita em 305% e aumentou a equipe em 50%.
Com sede em Curitiba (PR) e unidades operacionais em Belo Horizonte e Porto Alegre (RS), a empresa, criada em 2019, já atende 300 laboratórios espalhados pelo Brasil. Na capital do Rio Grande do Sul a unidade é um laboratório modelo com capacidade para produzir mil próteses por mês. O objetivo é que o espaço se torne um laboratório-escola para dentistas e empresários do setor.
“Ter uma unidade de negócios em Belo Horizonte também é fundamental para estarmos mais próximos de clientes importantes e descentralizarmos a nossa operação. Esse é um exercício importante para mostrar que a gestão pode ser feita remotamente. Mais do que isso, ainda, Minas Gerais tem a força da sua economia e já foi apontada pelo Google – que tem escritório na Capital -, como um dos mercados-teste mais difíceis do mundo. Quem passa pelo crivo dos mineiros, sobrevive em qualquer lugar”, pontua.
Entre os dias 29 de setembro e primeiro de outubro a K2Go vai participar da 17ª edição do Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Odontológica, em São Paulo. Pela primeira vez o evento terá uma parte dedicada à gestão de laboratórios. A palestra “Gestão – a última fronteira”, vai acontecer no dia 29 e será proferida por Kempen e o sócio Marcos Kogut.
Ouça a rádio de Minas