Negócios

Kim otimiza uso de transporte público

App disponibiliza diversos serviços ligados ao pagamento de passagem e outras praticidades, como recarga de celular
Kim otimiza uso de transporte público
Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo Diário do Comércio

Braço do Grupo Tacom, sediado em Belo Horizonte, o aplicativo de mobilidade urbana Kim tem o objetivo de facilitar a jornada do passageiro de transporte público. A plataforma disponibiliza diversos serviços ligados ao pagamento de passagem e outras praticidades, como recarga de celular, cupons de descontos em lojas parceiras e carteira digital.

De acordo com o CEO do Kim, Rubens Filho, o aplicativo está disponível em 48 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). A meta para esse ano é repetir o resultado de 2022 e crescer em 80% a base de usuários. A próxima praça a ser atendida é São Paulo, ainda este semestre.

“Nossa missão é facilitar a jornada do usuário. É certo que o volume de passageiros caiu muito nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. O sistema segue carente de soluções tecnológicas e de políticas públicas efetivas. O nosso papel é ajudar na ponta dos pagamentos. Temos quatro tipos de clientes: o usuário pessoa física, as empresas de transportes, o governo e as empresas que precisam comprar vale-transporte para os seus empregados. Para cada um deles oferecemos soluções e vantagens que vão da comodidade da compra on-line ao pagamento parcelado via cartão de crédito, tudo isso com eficiência e garantindo a eles previsibilidade”, explica Rubens Filho.

Através do aplicativo o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável – Pix, cartão de crédito ou débito, transferência, boleto, depósito bancário ou carteira digital. Por meio do aplicativo de mobilidade, o passageiro também consegue acompanhar toda a movimentação de uso do cartão através do extrato, revalidar o cartão, pedir uma segunda via e bloquear em caso de perda, roubo ou furto.

Entre as funcionalidades mais recentes está o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus e usando o celular. Em algumas cidades ele também é responsável pela recarga do cartão estudantil. Em Salvador, por exemplo, o Kim realiza a revalidação e solicitação de 1ª e 2ª vias do cartão de estudante.

Ainda no setor de mobilidade, a plataforma tem a opção de mapa, que permite que o usuário descubra as melhores rotas e itinerários dos ônibus. Assim, ele consegue planejar o melhor trajeto para o destino desejado.

“Nosso desafio para 2023 é, além de aumentar a base de usuários, consolidar nossas soluções e continuar desenvolvendo funcionalidades. Este ano, por exemplo, no Carnaval de Salvador, seremos o aplicativo oficial do Expresso Carnaval, com ônibus especiais que saem dos shoppings para o Circuito Barra-Ondina. Queremos estar cada vez mais próximos do usuário e essa é uma ótima oportunidade. Queremos contribuir para que as pessoas usem com máxima eficiência o transporte público não só para trabalhar e estudar, mas para todas as atividades, inclusive o lazer”, destaca.

Para dar conta de todo esse crescimento, a estratégia de atração e retenção de talentos passa, claro, por melhorias na remuneração e cesta de benefícios, e também pelo propósito de vida do colaborador.

“Com o aquecimento do setor durante a pandemia ficou complexo atrair e reter talentos. Não existe receita mágica. Nos adaptamos às novas realidades. No nosso caso, abrimos a contratação para além de Minas Gerais. Buscamos pessoas que, de alguma forma, tenham algum tipo de laço, de visão de negócio parecida com a nossa. Pessoas que querem ser protagonistas e atuar numa causa que muda a vida das pessoas”, afirma o CEO do Kim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas