Klave Editora estreia no gênero poesia com dois livros

Criada há oito anos e com sede no bairro Sion (região Centro-Sul), a Klave Editora faz a sua primeira incursão no mundo da poesia, com o lançamento simultâneo de dois livros: “Calada Palavra”, do escritor, compositor e médico Antonio Pereira Gomes Neto e “Pérola Abstrata”, de Marcos Braccini.
A editora nasceu da parceria do escritor e compositor Marcos Braccini com o designer e músico Daniel Cavalcanti. Amigos, eles desenvolveram diversos trabalhos em parceria, entre eles, os projetos gráficos para discos e livros de Braccini. E, a partir de 2016, eles começaram a assinar também trabalhos para terceiros como Klave Editora, instituindo formalmente a empresa.
“Temos uma atuação muito abrangente, sendo uma editora e um selo musical. Também fazemos projetos em audiovisual, gráficos e produção de shows. A nossa criação já representa uma demanda muito grande. E, nesse momento, é natural trabalhar com pessoas próximas. Mas isso não quer dizer que não façamos trabalhos com e para terceiros. Uma característica da Klave tem a ver com a interação com diferentes linguagens artísticas. A gente busca entender como apresentar e qual a consequência conceitual daquele trabalho”, explica Braccini.
Um desses parceiros externos é o próprio pai do editor, Antonio Pereira Gomes Neto. O lançamento do livro é a coroação de um longo processo de descoberta, catalogação e divulgação da obra do pai.
Gomes Neto é médico neurologista, compositor e escritor, nascido em Belo Horizonte em 1953. Membro da Academia Brasileira de Neurologia, gravou dois discos “Aurora” (2023) e “Tempo de Desenredo” (2008). Agora prepara a publicação do livro “Retrato Falado”.
“Não houve dificuldade na nossa colaboração. Para mim, um dos trabalhos mais prazerosos que já fiz. Todo esse processo me enche de orgulho e me alimenta. Quando percebi a dimensão da obra do meu pai, tomei para mim essa missão de mergulhar nela e trazê-la para o mundo. Como Mário de Andrade com as missões folclóricas, tomei isso como uma expedição. O próprio Mário de Andrade me foi apresentado por ele. Não consigo ver a figura do pai sem a música e a literatura. E também não consigo me ver sem elas. Hoje compomos e escrevemos juntos. Um dá sugestões para o outro. Ele é tímido, então, tive que ‘arrancar’ muitas coisas dele. E, por outro lado, o meu know how de edição, de transitar nessas linguagens, foi muito útil e saudável também para ele”, afirma.
Mantendo a tradição da Klave Editora, o evento de lançamento dos livros vai contar com diversas manifestações artísticas, com as participações especiais da atriz Ângela Mourão, da escritora e jornalista Brisa Marques e do poeta Rafael Fares, antes da sessão de autógrafos no foyer do teatro. O encontro, que será acessível em libras, será no dia 31 de outubro, no Teatro Marília (região do hipercentro), às 19h30min, com ingressos gratuitos retirados pela plataforma Sympla.
No dia 26 de outubro, os dois autores ainda vão se apresentar no Centro Cultural Venda Nova e no dia 30, no Centro Cultural Vila Santa Rita. Depois do lançamento em Belo Horizonte, pai e filho seguem para lançar “Calada Palavra” e “Pérola Abstrata” no 4º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), no dia dois de novembro, na Fundação Carlos Drummond de Andrade.

Ouça a rádio de Minas