Konica Minolta planeja ampliar produção em Nova Lima e atingir R$ 600 milhões em faturamento até 2030

A operação brasileira da multinacional Konica Minolta Healthcare está completando dez anos no mercado. Nesse período, a empresa registrou um crescimento de 1068% no faturamento. Dentre os principais objetivos para os próximos anos estão ampliar a capacidade produtiva da fábrica localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e atingir cerca de R$ 600 milhões em faturamento anual até 2030.
A companhia tem se consolidado como referência no mercado nacional em soluções de raios X e mamografia, além de ser a maior base instalada de raios X digital do Brasil. A Konica também está trazendo para o País novas tecnologias exclusivas e inovadoras, como é o caso do Dynamic Digital Radiography (DDR), uma solução patenteada que transforma o exame de raios X em uma sequência de imagens produzindo um vídeo.
Essa nova ferramenta possibilita a visualização do movimento realizado, sem se limitar a imagens estáticas. Uma das aplicações clínicas importantes é a geração de imagens do movimento respiratório do paciente com alta qualidade diagnóstica e baixa dose de radiação. O DDR ainda promete entregar benefícios concretos no diagnóstico e otimização de recursos para hospitais e clínicas públicas e privadas, além de qualificar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao oferecer mais informações em um único exame, a tecnologia pode reduzir a necessidade de procedimentos adicionais e agilizar o diagnóstico de diversas patologias pulmonares e ortopédicas, pois possibilita levar o equipamento até o paciente sem a necessidade de movimentá-lo até à radiologia, gerando economia para o sistema de saúde e melhor desfecho para os pacientes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente e CEO da Konica Minolta Healthcare do Brasil, Daniel Martins, destaca que esta será a principal novidade prevista para 2025. A tecnologia foi lançada durante a feira Jornada Paulista de Radiologia, em maio deste ano. Ele explica que o DDR é uma ferramenta dinâmica que reproduz até 300 imagens em 15 segundos.
Ampliação da produção da Konica no Brasil

De acordo com o dirigente, a unidade brasileira é a 5ª maior da empresa sediada no Japão e a 2ª que mais cresce nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas da operação indiana. Mesmo com todos esses resultados, a subsidiária da Konica no Brasil ainda possui espaço para crescer no mercado nacional.
“Nós ainda temos uma base instalada de equipamentos de raio X muito antiga e que precisa ser trocada por novas tecnologias digitais. Nós ainda temos muitos equipamentos analógicos instalados no mercado”, relata.
Além disso, Martins destaca que, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos municípios no País ainda não possuem este tipo de equipamentos e aproximadamente 70% das cidades brasileiras não possuem equipamentos de mamografia. “Portanto, existe um potencial gigantesco de crescimento no mercado e, por isso, a Konica decidiu fazer essa aposta no Brasil”, diz.
O dirigente ressalta a crença da empresa de que o acesso a exames de imagem de qualidade é essencial para um atendimento básico em saúde eficiente. Ele lembra que o raios X costuma ser o primeiro exame solicitado em emergências, acidentes e diversas outras situações clínicas; enquanto a mamografia é fundamental na detecção precoce do câncer de mama, o tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras.
“Nosso compromisso é facilitar o acesso a essas tecnologias com qualidade, agilidade e assistência técnica em todo o território nacional”, garante.
Martins afirma que a unidade fabril de Nova Lima possui capacidade para atender a demanda atual e foi desenvolvida pensando em uma possível expansão. Ele também pontua que a empresa planeja ampliar a presença da marca na América Latina, com exportações para alguns países vizinhos a partir de 2026.
O presidente da Konica Minolta Healthcare do Brasil ainda destaca que a multinacional vem investindo em tecnologias na fábrica da RMBH com o objetivo de otimizar e acelerar o processo produtivo na planta mineira. “O nosso recorde anual foi de 1,2 mil equipamentos por ano”, completa.
Outro diferencial importante da empresa é o centro de reparos exclusivo da companhia, o único no Brasil especializado em recuperar detectores digitais, componentes essenciais para digitalizar equipamentos de raios X e garantir seu funcionamento com qualidade.
Celebração dos 10 anos da Konica Minolta Healthcare do Brasil

A Konica Minolta Healthcare do Brasil comemora dez anos de atuação em sua sede no País com um evento especial nesta quinta-feira (10), a partir das 14h, na Fundação Dom Cabral (FDC), Campus Aloysio Faria, no Teatro Belgo-Mineira, em Nova Lima. A programação inclui solenidade oficial, homenagens, apresentações culturais e um coquetel para convidados.
A cerimônia celebrará uma trajetória marcada pela inovação, pelo compromisso com o acesso ao diagnóstico primário de qualidade em todo o Brasil e pelo fortalecimento dos laços com a matriz japonesa da Konica Minolta, que neste ano completa 152 anos de história global.
O evento de dez anos será também um momento para reconhecer parcerias, valorizar equipes e renovar o compromisso com a saúde de qualidade, reforçando o papel da Konica Minolta Healthcare do Brasil como aliada de hospitais, clínicas e sistemas de saúde em todo o País.
Ouça a rádio de Minas