Kriativar Corp entre as mais atraentes do mercado
A Kriativar Corp está, pelo quinto ano consecutivo, no Top 10, por segmento, no ranking do 100 Open Startups, plataforma líder em open innovation na América Latina. Desta vez, aparece em oitavo lugar entre as indtechs. Isso significa que a startup, dedicada a desenvolver projetos customizados e conteúdo virtual interativo para empresas, está entre as soluções mais atraentes para o mercado corporativo em 2021. Para completar a conquista, sua fundadora, Sofia Fada, ainda foi destaque na categoria especial Empreendedorismo Feminino, em 19º lugar na classificação geral.
Pioneira no lançamento dos primeiros quebra-cabeças com realidade aumentada e storytelling do mundo (“Caco, o palhaço” e “Nina, a bailarina”), além de possuir uma linha de smart toys totalmente inovadora, a Kriativar se reinventou após o início da pandemia, em 2020, alterou seu modelo de negócios – antes focado apenas em educação – e passou a oferecer soluções diferenciadas também para corporações. “Grandes empresas, como Samarco, Vallourec, Ânima, Elera Renováveis, Cemig, Mineração Morro do Ipê e Nexa Resources estão usando nossas tecnologias para criar conexões relevantes com colaboradores, comunidades, clientes e parceiros. São muitos projetos em andamento, grandes conquistas e várias inovações saindo do forno”, destaca Sofia Fada.
Figurar, novamente, no TOP 10 da lista do 100 Open é muito gratificante para toda a equipe. “Especialmente após os desafios que surgiram com a pandemia, que mostraram que as organizações precisam se adaptar à tecnologia 4.0 de forma ainda mais acelerada. Isso reforça que fizemos as escolhas certas e valoriza ainda mais nosso trabalho”, completa. Atualmente, a startup oferece soluções para escolas e empresas, desde plataformas de cocriação, que permitem que diferentes públicos criem seus próprios conteúdos (livros, revistas e vídeos), passando por assistentes virtuais inteligentes, ações especiais de diálogo com colaboradores, parceiros e comunidade, games interativos, virtualização de empreendimentos, até treinamentos holográficos e objetos com realidade aumentada.
Empreendedorismo feminino – A premiação como TOP Empreendedorismo Feminino é outro motivo de orgulho. “Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento. A presença feminina na liderança de startups e no setor de tecnologia ainda é pequena. Mas, aos poucos e apesar dos muitos desafios, as mulheres vêm se destacando em negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos. Seguimos em busca de respeito, igualdade de oportunidades e mais espaços ocupados em todos os lugares”, enfatiza Sofia Fada. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), dos mais de 13 mil empreendimentos mapeados, apenas 15,7% têm empreendedoras à frente.
Criada em 2014, a Kriativar é uma das startups aportadas pelo BMG UpTech, que somou 10 startups entre as TOP 10, em suas respectivas categorias. A classificação no ranking da 100 Open Startups, que chega à sua sexta edição, é definida por meio de pontos, atribuídos às startups brasileiras que mais despertam interesse em médias e grandes corporações, a cada ano, com critérios objetivos, considerando-se a quantidade e a intensidade dos relacionamentos firmados entre elas. As empresas não devem ser controladas por grupo econômico e, sim, ter empreendedores à frente do negócio.
Neste ano, foi registrado um crescimento de 40% nas startups da base. Além disso, aumentou a concorrência para uma posição na premiação. Especificamente entre as indtechs, categoria que reconhece as ferramentas que melhor contribuem para a inovação nas indústrias, foram 166 startups com contratos validados de open innovation com corporações nesta edição, representando um crescimento de 100% em relação ao ano passado.
Ouça a rádio de Minas