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Kumon acelera expansão em 2025 com 15 unidades em Minas Gerais

Franquia de educação expandiu no País 107% em 2024 e acompanha o avanço do mercado
Kumon acelera expansão em 2025 com 15 unidades em Minas Gerais
Unidade da franquia. Foto: Divulgação Kumon

Ancorados pela crescente demanda por qualificação e ensino complementar, os serviços educacionais seguem como um dos mais sólidos no mercado, reforçando a aceleração da expansão do Kumon em Minas Gerais e no País. Seguindo o plano da franqueadora, a microfranquia projeta a abertura de até 15 unidades no Estado, do total de 130 novas unidades previstas para 2025.   

O Kumon vem concentrando sua estratégia de expansão nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Sul, que reúnem a maior porcentagem das novas unidades planejadas pela rede.

A coordenadora de expansão do Kumon, Lílian Ferreira Baeta, explica as projeções para Minas. “Oito unidades já foram inauguradas e estamos finalizando o processo da 9ª, mas temos mais espaço, com áreas de expansão para mais escolas que vamos executando conforme o mercado vai se desenvolvendo. Estamos ultrapassando a meta inicial, que era de 11 novos espaços em Minas e, hoje, a expectativa ultrapassa este objetivo”, salienta.

A coordenadora destaca que o faturamento depende muito da performance de cada unidade. “Quando fazemos a simulação, pensamos em cenários de 150 a 200 alunos por unidade em três anos. Assim, em cidades como Belo Horizonte, Contagem e Betim, a nossa estimativa é de que as franquias atinjam os 200 alunos. Nas cidades menores, a expectativa é de 150 a 170 alunos no mesmo período. Então, para 2026, falamos em um crescimento entre 600 e 700 alunos, só em Minas”, observa.

Em Belo Horizonte, as novas unidades foram abertas no Gutierrez, Floresta e na região de Venda Nova. No dia 21 de maio será inaugurada a 9ª escola da rede em 2025, no bairro de Lourdes. Duas vieram de repasses para um novo franqueado, que ficam no Buritis e outra no Palmares. No interior as unidades chegaram em Igarapé, Governador Valadares e Lagoa da Prata, esta última com mudança de franqueado. Com estas escolas que estão em funcionamento, o Kumon contabiliza 138 pontos no Estado.

Segundo Lílian Baeta, as localidades são selecionadas por meio de análises estratégicas utilizando ferramentas de geomarketing e considerando fatores como densidade populacional, perfil socioeconômico e demanda por serviços educacionais.

Kumon segue caminho da expansão de franquias no País

O Kumon vem acompanhando o segmento de franquias no Brasil, que manteve um ritmo acelerado de crescimento em 2024, registrando um avanço de 13,5% e um faturamento recorde de mais de R$ 273 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número de unidades franqueadas também subiu 6,5%, ultrapassando 195 mil operações em todo o País.

No País, em 2024, a rede Kumon expandiu 107% em relação ao ano anterior, ultrapassando 1,5 mil unidades franqueadas. Além da abertura de novas franquias, há também oportunidades de repasse de unidades já estabelecidas, permitindo que novos empreendedores assumam operações em funcionamento. A rede também tem investido fortemente na adoção do Kumon Connect, plataforma que permite um aprendizado por meio digital, mais flexível e já está presente em 81% das unidades no Brasil.

De acordo com a coordenadora, um vez que o Kumon é a maior microfranquia no segmento de educação, segundo ABF, a faixa de investimento também é menor. “Para Minas, em torno de R$ 50 mil a R$ 90 mil. Temos oportunidades em mercados em plena expansão, como Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). São áreas que temos um foco muito grande entre 2025 e 2026, além de Belo Horizonte. Em Minas, são entre 50 e 60 áreas no Estado inteiro, do Norte ao Sul de Minas”, reforça.

Para o vice-Presidente Executivo do Kumon América do Sul, Julio Segala, a expansão do setor de franquias educacionais no Brasil reflete uma tendência global de valorização da educação como pilar para o desenvolvimento econômico e social.

“O Brasil vive um momento de amadurecimento do mercado de franquias, onde empreender com propósito tem sido um diferencial competitivo. A educação não apenas transforma vidas, mas também movimenta a economia, gera empregos e impulsiona o crescimento de pequenas e médias empresas que atuam no setor”, observa.

Segundo o diretor, o avanço do franchising educacional demonstra que investir em negócios que oferecem valor real à sociedade é um caminho sólido para o futuro. “Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as marcas que apostam em inovação, qualidade e suporte estratégico aos franqueados tendem a se consolidar e crescer de maneira sustentável nos próximos anos”.

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