Negócios

Kumon planeja inaugurar 95 unidades ao longo deste ano

Plano de expansão da rede mira Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul
Kumon planeja inaugurar 95 unidades ao longo deste ano
Kumon, que conta atualmente com 38 unidades em Belo Horizonte, pretende inaugurar sete operações na Capital neste ano | Crédito: Divulgação - Kumon

Há 45 anos no Brasil e com mais de 1.500 unidades no País, a rede Kumon – método japonês que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado – tem apetite para muito mais. A expectativa é inaugurar 95 unidades este ano, o que deve render um incremento de 14% no número de alunos matriculados, que hoje soma cerca de 160 mil jovens.

O plano de expansão do Kumon mira Minas Gerais, além de São Paulo e Rio Grande do Sul. No Estado, atualmente são 101 unidades, sendo 38 em Belo Horizonte. A meta é chegar a 45 até o fim do ano na Capital. Hoje, o Kumon está presente em mais de 60 países, com 24 mil unidades e mais de 3,5 milhões de alunos matriculados.

De acordo com o gerente do Departamento de Expansão do Kumon, Yuri Givago Ferraz, para alcançar o número e os territórios desejados, além de uma comunicação assertiva, a marca investe fortemente na seleção e preparação dos franqueados.

“Nosso processo de seleção e preparação é longo e detalhado, podendo chegar a sete meses. Isso é para que ele seja avaliado e nos avalie também. Ninguém vem pronto, por isso é necessário esse período para verificar a identificação. Buscamos pessoas que possam ficar com a gente por muitos anos”, explica Givago.

Para a escolha da cidade ou região, o principal critério é o contingente de crianças entre cinco e 14 anos nas classes sociais A e B. Soma-se a isso uma análise socioeconômica da região.

Kumon investe em tecnologia

Outra estratégia da empresa para alcançar o crescimento ao longo de 2023 é o investimento em novas tecnologias que apoiam o aprendizado sem abrir mão do DNA do método asiático.

Junto a isso, o Kumon, atendendo às necessidades contemporâneas, também investe em segurança.

“Desde o início da pandemia a necessidade e velocidade do uso da tecnologia aumentou muito, desde as aulas on-line e formato híbrido até o uso do tablet nas unidades. Até o fim do ano todas elas devem ter incorporado essa tecnologia. No plano da segurança, trabalhamos muito na parte da conscientização dos franqueados para o uso de dispositivos como câmeras e portas eletrônicas e, principalmente, em como atuar na comunicação com os pais”, completa o gerente do Departamento de Expansão do Kumon.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas