Kumon prevê abrir mais cinco escolas em Minas Gerais

Há anos na lista de maiores franqueadoras do Brasil, a rede Kumon assumiu o oitavo lugar geral no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchinsing (ABF), divulgado em janeiro.
Com 1.550 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo 110 em Minas Gerais, a empresa não diminui o ritmo de aberturas. No Estado foram inauguradas, em fevereiro, duas unidades: Belo Horizonte, na região do Barreiro, e Pará de Minas, no Centro-Oeste de Minas.
O investimento médio para abertura de uma escola é de R$ 40 mil. Segundo a coordenadora de expansão da região, Isabella Fernanda da Silva Gama, o plano de expansão da rede continua promissor, com a abertura de mais 140 unidades até o fim do ano. Já com inauguração marcada para maio no Estado, estão mais uma escola na Capital e outra em Montes Claros, no Norte de Minas. E em negociação, unidades nas cidades de Pirapora, no Norte de Minas, Itabirito, na região Central, e mais uma em Belo Horizonte.
“Avaliamos criteriosamente regiões que consideramos promissoras a partir de dados sociodemográficos que levam em consideração não só o tamanho da população, mas também a densidade urbana, concentração de crianças, capacidade de consumo, entre outras informações. Assim traçamos o nosso público-alvo dentro das cidades. Temos já aprovadas em Minas Gerais: Betim e Sabará (RMBH), Itaúna (Centro-Oeste), Curvelo Central) e Lavras (Sul de Minas)”, explica Isabella Gama.
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Uma escola em fase inicial tem, em média, 60 metros quadrados e é capaz de receber 200 alunos até o segundo ano, em sistema de atendimento de uma hora, duas vezes por semana, trabalhando de segunda a sexta-feira em dois turnos.
Para ser franqueado o candidato não precisa ser oriundo do setor de educação, porém precisa ter aderência com a atividade, já que é exigido dele dedicação total e exclusiva. Ainda na fase de seleção, o candidato passa por uma apresentação do método de ensino e das métricas do negócio, com todas as etapas até a abertura e depois de desenvolvimento da unidade. Além de teste e entrevista, ele passa por um treinamento pedagógico e de gestão antes da assinatura do contrato.
“Investimos no candidato mesmo antes dele se tornar franqueado. Fazemos a nossa avaliação sobre ele e o candidato também precisa nos avaliar, entender se o nosso modelo de negócios se encaixa no que ele precisa e deseja. O modelo de franquia exige uma dedicação total, então o franqueado precisa se ver fazendo aquilo com prazer por muitos anos. Temos em Belo Horizonte, por exemplo, um franqueado com mais de 30 anos de rede”, pontua a coordenadora de expansão.
O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês para alunos de todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada. Além disso, o método estimula habilidades como a independência e a responsabilidade, além de ajudar na concentração e estimular o hábito do estudo diário. Os materiais apresentam conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior.
A rede disponibiliza material didático exclusivo e suporte constante. O franqueado Kumon atua como gestor do negócio e orientador dos alunos. “O verdadeiro professor é o material didático. É um método auto-instrutivo e individual. O orientador faz o plano de estudo. O franqueado também atua como multiplicador do método junto à equipe”, completa a executiva.
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