Minas exporta expertise em tecnologia na saúde com Lab-to-Lab Pardini
O Grupo Fleury, empresa de medicina diagnóstica, está levando a expertise mineira para todo o País com a expansão do Lab-to-Lab Pardini. Com aportes que somam mais de R$ 41,4 milhões, o projeto busca descentralizar a produção, padronizar processos com tecnologia avançada e ampliar a eficiência operacional em diferentes regiões do Brasil para atender a demanda crescente do setor.
O grupo inaugurou recentemente em São Paulo a maior linha automatizada da Abbott no mundo, um marco global para a medicina diagnóstica, conforme a empresa. Com o investimento realizado, a nova estrutura amplia em 30% a capacidade produtiva para o segmento Lab-to-Lab, permitindo a realização de 84 milhões de exames adicionais, de diversos tipos, como bioquímica, imuno-hormônio, doenças infecciosas, hemograma, hemoglobina glicada, grupo sanguíneo, coagulação e urinálise, ao ano na área técnica de São Paulo.
No Núcleo Técnico Operacional (NTO), no Brooklin, na Zona Sul da cidade, uma nova área técnica foi equipada com a maior linha automatizada GLP (Good Laboratory Practices) da Abbott.
A tecnologia instalada na nova área técnica opera em um sistema semelhante a uma esteira inteligente, onde cada tubo circula em “carros individuais”. Isso permite roteamento dinâmico e priorização automática de amostras urgentes, operação contínua e escalabilidade para acompanhar o crescimento da demanda dos laboratórios parceiros.
A CEO do Grupo Fleury, Jeane Tsutsui, ressalta que o segmento Lab-to-Lab vem crescendo de forma consistente em todo o País. “No Grupo Fleury, essa unidade de negócio representa parte relevante do volume de exames processados. Por isso, a nova área técnica em São Paulo nos dá condições de acompanhar esse movimento com escala, tecnologia e qualidade”, diz.
Segundo o presidente da unidade de negócios Lab-to-Lab do Grupo Fleury, Roberto Santoro, que também responde pelas áreas de estratégia, pessoas e suporte a operações, além de toda a tecnologia envolvida na nova área técnica, o grande diferencial para o grupo será conseguir ganhar escala na operação. “O resultado é uma estrutura mais eficiente, sustentável e preparada para atender à demanda dos nossos parceiros, combinada às nossas necessidades de processamento de exames”, destaca.
Participação mineira
O modelo de automação e eficiência nasceu em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde o grupo já investiu R$ 11 milhões na ampliação da área de microbiologia, além de modernizações nas áreas de genética e hemostasia. Belo Horizonte e outras cidades do Brasil também estão no plano de expansão, que inclui melhorias na capacidade produtiva e atualização tecnológica.
Nos últimos 12 meses, o grupo processou mais de 347 milhões de exames no País. Em 2024, a unidade de negócios B2B registrou crescimento de 14,5% na produção, respondendo por 55,5% do volume de exames realizados. A inauguração da nova área técnica integra um plano nacional de expansão e atualização tecnológica que vem sendo implementado pelo Grupo Fleury nos últimos dois anos.
A companhia fornece serviços para mais de 8 mil laboratórios e hospitais conveniados, espalhados em 2,2 mil cidades do Brasil. Para a CEO do Grupo Fleury, trata-se de um dos maiores investimentos em expansão da capacidade produtiva para atender à crescente demanda do segmento, que se consolida como um dos mais estratégicos para a empresa.
Ouça a rádio de Minas