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LafargeHolcim retomou fôlego em 2021

LafargeHolcim retomou fôlego em 2021
Produção cresceu 8% em 12 meses; desempenho das ensacadeiras e paletizadoras tiveram incremento de 10% | Crédito: Divulgação

No ano em que as vendas de cimento em todo o País foram impulsionadas pela continuidade das construções e reformas através da autoconstrução, obras imobiliárias e uma incipiente retomada dos investimentos em infraestrutura, retornando aos patamares de 2015, a LafargeHolcim Brasil, com forte presença em Minas Gerais, apresentou resultados bastante satisfatórios. A empresa duplicou a margem Ebitda e ampliou em 50% o fluxo de caixa em 2021.

Dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic) revelam que as vendas do setor atingiram 64,7 milhões de toneladas no ano passado, um aumento de 6,6% sobre 2020. Apenas a produção da companhia cresceu 8% na mesma base de comparação. Já o desempenho das ensacadeiras e paletizadoras tiveram incremento de 10%.

De acordo com o Diretor de Logística da LafargeHolcim Brasil, Thiago Ferro, todos esses resultados são frutos da melhoria na performance das plantas industriais, incluindo ganhos específicos nas áreas de logística e distribuição e de gestão de pessoas.

“Há alguns anos vimos trabalhando em programas de segurança e ganhos de produtividade. Com as mudanças, a empresa opera de forma ainda mais competitiva, atendendo uma maior demanda vinda da área comercial, em menor tempo e com maior confiabilidade em relação à entrega. Focamos, por exemplo, na segurança rodoviária dos nossos motoristas e realizamos uma série de treinamentos e reciclagem com todos”, explica.

Outro diferencial foi o investimento no Rotolock, novo sistema para dosagem e controle do fluxo de materiais nas ensacadeiras, que aumenta o rendimento das máquinas em 30%, e foi instalado em duas das três unidades de Minas (Pedro Leopoldo e Barroso) e Caaporã (PB).

O novo equipamento trabalha com maior rotação, aumentando a produtividade das ensacadeiras. Além disso, oferece maior precisão no volume das sacarias, ao encher os sacos de cimento, menor perda de produto, redução no número de paradas para manutenção, redução de custos com consertos e processos de enchimento mais limpos, resultando numa embalagem com melhor apresentação para o cliente.

Outra ação da companhia no fim do ano passado foi a parceria com a MRS Logística e com a VLI para aumentar o volume transportado por via ferroviária, visando ampliar a participação de mercado. Com a MRS o foco foi a manutenção da frota dos vagões que transportam o cimento granel por ferrovia e a melhora do custo do frete entre Pedro Leopoldo para Santo André no cimento ensacado. A VLI transporta o cimento entre Pedro Leopoldo e Candeias (BA).

Empresa tem operado de forma ainda mais competitiva, diz Thiago Ferro | Crédito: Divulgação

Para este ano, o trabalho deve continuar. Embora não revele o montante investido em 2021, nem a previsão para este exercício, Ferro diz que os esforços seguirão nas mesmas frentes, já que o ano promete os mesmos desafios do período anterior.

“O ano passado foi muito marcado por questões inflacionárias e 2022 não deve ser muito diferente. A Petrobras já iniciou o ano reajustando mais uma vez o diesel e o dólar segue em patamar elevado. Nosso principal desafio para este exercício será, cada vez mais, mitigar esses aumentos de preços que impactam a rentabilidade do nosso negócio“, afirma. Diante do cenário, a expectativa do diretor é que a produção da empresa fique estável neste exercício.

A LafargeHolcim Brasil atua no País desde 1951 e se firmou como uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) “Business Ambition for 1.5°C”, tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030.

Seus produtos e soluções são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura Brasil afora. O market share da empresa nível nacional está em cerca de 11% atualmente e os principais mercados são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

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