Lamas investe R$ 50 milhões em nova fábrica de uísque em Minas

A Lamas Destilaria, com fábrica em Matozinhos, na região Central de Minas Gerais, está investindo R$ 50 milhões na construção de uma nova sede. Com infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, a fábrica terá capacidade produtiva de uísque três vezes maior que a atual, além de espaço para eventos e visitação, permitindo que os consumidores conheçam de perto todo o processo de criação dos destilados. A previsão é que a produção na unidade seja iniciada em novembro e que a conclusão total do projeto ocorra em 2027.
Com um portfólio de alta qualidade, a Lamas projeta encerrar 2025 com aumento de aproximadamente 56% no faturamento anual em comparação a 2024. A maior parte do resultado, 65%, corresponde à venda de uísque, carro-chefe da destilaria. Há ainda outros destilados, como licores, cachaça, rum, gin, vodca e coquetéis.
Para sustentar o crescimento, a Lamas segue investindo. De acordo com a diretora executiva, Luciana Lamas, a nova unidade fabril terá capacidade de produzir cerca de 90 mil litros de uísque por ano; hoje, a produção gira em torno de 30 mil litros anuais. A unidade também foi projetada para ser um atrativo turístico e está localizada em área estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
“Nosso objetivo com a nova fábrica é criar uma experiência imersiva para o público. Toda a estrutura do prédio de produção foi pensada para o turismo. As pessoas poderão conhecer como se destila, visitar os alambiques, a adega com os barris e o processo de rotulagem. Tudo estará à mostra para que possam entender cada etapa da produção”.

O projeto contempla ainda loja, salão de degustação e espaço de eventos. “O projeto é muito bonito e, na região, há demanda por espaços de eventos, sejam corporativos ou privados. A área onde o prédio está sendo construído é grande – 10,8 hectares – e a Lamas está aberta a conversar com possíveis investidores que queiram, por exemplo, montar empreendimentos de hotelaria. Assim como há crescimento no enoturismo, o turismo voltado para conhecer a produção do uísque é interessante e vem como inovação”.
A inovação também está presente na linha de produtos. Hoje, a Lamas Destilaria conta com dez uísques de linha e 20 outros destilados – cachaça, rum, vodca, gin, licor e coquetéis prontos -, além de edições limitadas.
Os produtos, conforme Luciana Lamas, unem tradição familiar, tecnologia de ponta e produção artesanal, o que tem conquistado consumidores no País e no exterior, além de prêmios nacionais e internacionais, como o World Whiskies Awards e a London Spirits Competition. As bebidas têm como principal destino o mercado interno, mas também são exportadas para França, Coreia do Sul, Rússia e Holanda.
Entre os lançamentos, está a edição limitada Bicentennial Alliance Single Malt Whisky – criada para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido e finalizada em um raro barril de pau-brasil. Outro exemplo é o Sky Kush, bebida inovadora à base de uísque e terpenos extraídos da cannabis (sem efeito psicoativo), que traz ao mercado uma proposta ousada e contemporânea.
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