Cervejarias apostam em lançamentos sazonais

21 de março de 2019 às 0h15

Inseridas em um mercado de produtos gourmet, as cervejarias artesanais precisam se reinventar para garantir valor agregado e experiências de consumo aos seus clientes. Nessa corrida por novidades, os produtores apostam nos lançamentos sazonais, que trazem frescor ao portfólio da marca, movimentam novos consumidores e garantem o incremento de receita para as cervejarias.

Um exemplo é a Prussia Bier, que fica em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central do Estado. A cervejaria existe há quatro anos e, desde o ano passado, adotou a estratégia de lançar rótulos que levam receitas inusitadas e que estão disponíveis ao público por 30 dias.

Prussia Bier traz frutas frescas da estação para a receita. Créditos: Gil/Divulgação

“Quando começamos apostamos na cerveja clássica porque é a que traz mais demanda. Mas percebemos que os rótulos sazonais geram um efeito positivo para a marca, que passa a se posicionar, também, como uma cervejaria que se arrisca com novidades”, afirma o diretor comercial, Railton Vidal.

Ele destaca que as cervejas sazonais geram uma experiência diferenciada para o consumidor, pois normalmente são receitas com ingredientes diferentes dos encontrados nas cervejas em supermercados. Uma das linhas de sazonais da Prussia Bier, por exemplo, traz frutas frescas da estação para a receita tradicional da Catharina Sour.

“Este ano já lançamos a cerveja com jabuticaba, com goiaba e, este mês, a sazonal é de abacaxi. Adicionamos a fruta fresca direto no tanque”, destaca.

Segundo ele, a escolha do abacaxi para a receita do mês de março tem a ver com o verão. A cervejaria buscou uma fruta que fosse refrescante e, ao mesmo tempo, equilibrada.

Vidal destaca que o abacaxi também geraria uma receita um tanto inusitada de cerveja e, por isso, atrairia a curiosidade dos consumidores. De acordo com o diretor, a cervejaria produz cerca de 1.000 litros dos rótulos sazonais, que ficam disponíveis ao público durante um mês.

Além de atrair novos consumidores, as sazonais também ajudam a incrementar a receita, tendo em vista que são produtos com maior valor agregado e, portanto, maior custo.

“Esses rótulos agregam consideravelmente a receita e ajudam a bater a meta de faturamento no mês”, afirma. Segundo ele, a Prussia Bier produz, hoje, 28 mil litros de cerveja por mês. A expectativa da marca é chegar a 35 mil litros mensais até o fim de 2019.

Outra cervejaria que tem apostado nas sazonais é a Vinil, que fica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o sócio, Fabrício Pimenta Bastos, no ano passado, a empresa aumentou em mais de 60% sua produção, passando de 12 mil litros por mês para 20 mil litros mensais. Ele afirma que os lançamentos das sazonais foram essenciais para esse resultado.

Além das cervejas sazonais, a Vinil está apostando em uma novidade este ano para atrair os consumidores: o lançamento das versões em lata de 473 ml. Crédito: Divulgação

“Rótulos especiais têm margem de lucro maior e por isso trazem um bom retorno para a operação. No ano passado lançamos quatro sazonais e este ano estamos preparando mais uma”, afirma.

Além de aumentar a receita, esses rótulos fora do portfólio também têm o poder de movimentar a marca, segundo o sócio.

“Consumidor de cerveja artesanal nem sempre é fiel a uma única marca. Ele gosta de experimentar coisas novas. Quando lançamos uma edição sazonal ela atrai pela novidade e também porque depois não vai mais ser produzida, o que motiva o consumo”, analisa.

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Embalagens – Além das cervejas sazonais, a Vinil também está apostando em uma novidade este ano para atrair ainda mais consumidores: o lançamento das versões em lata de 473 ml.

A nova embalagem será para as artesanais Almanaque Pilsen e Groove American Ipa, que já são sucesso na versão garrafa e chope. O sócio explica que o formato é mais adequado para alguns ambientes específicos, como foi no Carnaval.

“Nem todos os lugares trabalham com garrafa e chope. Ter o modelo em lata nos dá a possibilidade de alcançar mais um mercado”, afirma.

Até o momento, a Vinil produz 34 mil litros de cerveja por mês. Mas, segundo Bastos, a cervejaria deve chegar a uma produção de 45 mil litros mensais até o fim do ano. A empresa também está trabalhando com parcerias para levar a marca com mais força para outros estados.

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