Negócios

Las Bambas planeja atender todos os bairros da Capital

Meta é ter uma cozinha delivery em cada regional e transformar a matriz em loja conceito
Las Bambas planeja atender todos os bairros da Capital
Bruna Silva: a comida tex-mex nos agrada porque tem familiaridade com a comida brasileira | Crédito: Divulgação

Fusão da cozinha mexicana e estadunidense, a culinária tex-mex espalhou-se a partir da fronteira dos Estados Unidos com o México para o restante do país ao norte e para o Canadá para depois ganhar o mundo.

Em Belo Horizonte, uma representante da comida inventada pelos tejanos é a Las Bambas. Criada em 2019, a casa já nasceu como um projeto de delivery, instalada no bairro Castelo, na região da Pampulha. Há três meses foi inaugurada uma segunda unidade, em uma cozinha para centros gastronômicos com foco em delivery, na região Centro-Sul.

De acordo com a fundadora e diretora operacional da Las Bambas, Bruna de Almeida Silva, quando começou não havia um restaurante especializado em tex-mex que fizesse entregas em Belo Horizonte. Existiam apenas restaurantes mexicanos que eventualmente faziam entregas, mas não tinham foco nessa vertical.

“Fizemos um projeto para delivery e fomos estudar para isso. Tinha que proporcionar uma entrega capaz de manter a experiência da comida tex-mex o mais próximo possível da experiência em um restaurante. Não queria repetir os erros que me desagradam enquanto consumidora. Começamos o planejamento a partir daí, em desenvolver a embalagem ideal”, relembra Bruna Silva.

Essa foi uma fase de muitas conversas com possíveis fornecedores e testes. Após muitas idas e vindas no próprio carro e de amigos que ajudaram a validar a escolha das embalagens, era chegada a hora de definir o cardápio.

A tex-mex espalhou-se a partir da fronteira dos EUA com o México | Crédito: Divulgação

Formada em nutrição, a empresária fez e ainda faz questão de desenvolver cada prato. Contando apenas com insumos produzidos localmente – com exceção das tortilhas que são produzidas no Rio de Janeiro -, ela também treina a equipe da cozinha para garantir fidelidade à culinária original.

“É difícil emplacar uma proposta de nova gastronomia no Brasil porque temos uma culinária muito rica e acabamos nos apropriando e transformando a comida em algo do nosso jeito. A comida tex-mex agrada muito o nosso paladar porque tem muita familiaridade com a comida brasileira como o uso do arroz e do feijão, por exemplo”, destaca.

A meta da Las Bambas é cobrir toda a Capital, com uma unidade em cozinha para delivery em cada regional e transformar a matriz – que já atende em mesas – em uma loja conceito, onde os clientes possam experimentar os produtos e as novidades com tempo e serviços agregados. A partir disso, a formatação do modelo de negócios para o franchising também já faz parte dos planos.

“Fico muito feliz em alcançar as metas que tracei quando ainda apenas sonhava com a Las Bambas. A ideia era começar a expansão ao completar três anos e isso está acontecendo. O próximo passo é consolidar a meta de faturamento. Como o projeto é de delivery, ele vai continuar assim. É um desejo ser uma franqueadora a partir da facilidade oferecida pelas cozinhas para delivery”, afirma a fundadora da Las Bambas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas