Latam transporta número recorde de passageiros e planeja expansão

A Latam alcançou a marca de 30 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil entre os meses de janeiro e novembro deste ano, um aumento de 16% em relação aos onze meses de 2022, quando a companhia transportou 26 milhões de pessoas. Os dados operacionais mais recentes divulgados pela companhia mostram ainda uma média de 3 milhões de passageiros transportados em voos internacionais, com cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais, anualmente.
Somente no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, a Latam foi responsável por transportar 1,6 milhão de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais entre janeiro e novembro deste ano. O volume é 3% maior ao registrado nos primeiros 11 meses de 2022, quando a companhia alcançou a marca de1,5 milhão de passageiros no terminal. Também neste ano, a inauguração da rota Belo Horizonte-Santiago ampliou a conectividade internacional da companhia aérea na região, com previsão de transportar 46 mil passageiros por ano.
Para 2024, o grupo prevê que as operações de passageiros cresçam entre 12% e 14%, medidas em Assentos-Quilômetros Oferecidos (ASK), com previsão de superar os níveis de 2019 durante o primeiro trimestre do próximo ano. No mercado doméstico brasileiro, o crescimento está projetado entre 7% e 9%.
Os números apontam para um crescimento sustentável da Latam com maior eficiência e competitividade no pós-pandemia. A diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, destaca os resultados, reafirmando o compromisso da empresa de fazer com que mais brasileiros voem de avião. “Obter esses resultados que demonstram um expressivo crescimento no período de um ano é muito gratificante e só reforça que estamos no caminho certo. Isso é ser uma companhia cada vez mais eficiente e estratégica”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De janeiro a novembro de 2023, a Latam registrou ainda um crescimento de 11% na sua demanda doméstica de passageiros (medida em RPK¹) e ampliou em 10% a sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK²) na comparação com o mesmo período de 2022. Já em novembro deste ano, os dados também mostram crescimento. A demanda de passageiros de todo o grupo Latam aumentou 20% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 16% na oferta de assentos.
Conectividade da Latam
Atualmente com a maior malha aérea da sua história no Brasil, a Latam possui voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023 a companhia ampliou seu codeshare com a Voepass, que oferece acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
Em relação aos voos internacionais, a Latam é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. No início de novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, além da qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica e ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
Também em 2023, a joint venture com a Delta Air Lines completou um ano, registrando aumento em 75% na capacidade combinada das empresas e consolidando uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte, incluindo rotas inéditas na história da Latam, como São Paulo-Los Angeles.
Ouça a rádio de Minas