Latas de metal são aposta de casal empreendedor em Minas

Foi uma viagem à Europa que inspirou Renata Alves, esposa de Bruno Alves, a abrir na turística Tiradentes, no Campo das Vertentes, a primeira loja especializada em latas presenteáveis: a Casa das Latas.
A ideia surgiu quando a esposa de Bruno, em uma viagem à Bélgica, há 11 anos, visitou uma loja especializada e teve a ideia de trazer o negócio para o Brasil. A família trabalhava no ramo de alimentação e a ideia foi sendo amadurecida. Até que em 2019, a oportunidade de um ponto comercial na praça principal da cidade foi o pontapé inicial do novo negócio.
“Quando a Renata trouxe as latas da Bélgica e a ideia do negócio, eu não acreditei muito. Nunca tinha visto uma casa de latas. Mas ela insistiu e quando tivemos a oportunidade do ponto comercial, resolvemos apostar”, diz Bruno Alves.
De acordo com o empresário, eles não dominavam o ramo, mas resolveram entrar no negócio e entender sobre ele. “Saímos para o mercado e nos deparamos com nosso primeiro desafio. Era um mercado virgem, sem referências, sem projetos no segmento”, relembra.
E mesmo com os empecilhos, abriram a primeira loja oferecendo cinco modelos de lata de metal pintadas à mão e adesivadas manualmente por eles mesmos. Hoje, a ‘rede’ trabalha com mais de 3,5 mil modelos, que vão desde decoração, a utilidades domésticas ou uma lembrança da cidade visitada.
E para que os clientes não levem as latas vazias, eles agregaram valor ao produto, vendendo doces, como bala de palha, bananinha, doce de leite e chocolates, para recheá-las. “São latas de decoração, de costura, de biscoito, de utilidades domésticas, para organização. São inúmeras possibilidades”, explica Bruno Alves.
As latas são presenteáveis e também são oferecidas para atingir o público que busca uma opção de presente para uma pessoa querida, em ocasiões especiais: aniversário, Dias das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, Dias das Crianças entre outras datas especiais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Tudo isso em 11 lojas espalhadas em dez cidades do Brasil. Duas próprias, em Tiradentes (MG), e nove licenciadas. Em Minas, além de Tiradentes, elas estão em Ouro Preto e Monte Verde; na Bahia, em Arraial d’Ajuda. No estado do Rio de Janeiro é possível encontrá-las nas cidades de Armação de Búzios, Niterói, Penedo e Paraty. Em São Paulo, a loja fica em Campos do Jordão; e em Goiás, na cidade de Alto Paraíso.
Depois de registrar um crescimento de 20% a 30% ao ano, nos quatro primeiros anos de funcionamento, a família se prepara, agora, para entrar no mercado de franquias. “A gente espera que nos próximos dez anos, 100 lojas estejam abertas em todo o Brasil”, diz Bruno Alves.
Ele diz que, nos últimos quatro anos, se surpreendeu com o número de interessados procurando por licenças e parcerias. “A gente já podia ter umas 30 lojas abertas, mas preferimos estruturar o negócio, aguardar e entrar no modelo de franquia de forma organizada, com e-commerce desenvolvido, com planejamento e um bom atendimento ao franqueado”, revela. A expectativa é de que a franquia da Casa das Latas seja vendida a partir do ano que vem em valor estimado de R$ 280 a 310 mil.

Janela de oportunidades
Um ponto destacado pelo empresário sobre a Casa das Latas é a importância ambiental. “As latas de metal são reutilizáveis e acaba sendo alternativa ao plástico. Um ponto a mais que conversa com as novas tendências de mercado”, reforçou o gestor.
Bruno Alves não deixou de lembrar que o momento triunfal do negócio foi exatamente no período da pandemia. Dos quatro anos de existência, ao menos dois foram imersos na crise. “Aproveitamos aquele momento em que muitas pessoas se desfaziam dos seus negócios para conseguirmos pontos comerciais mais vantajosos. Naquela época, foi possível negociar melhor e encontrar pontos privilegiados nas cidades”, explica Bruno Alves.
Nos anos de 2020 a 2022, a Casa de Latas abriu dez lojas, todas fora da cidade sede e a segunda em Tiradentes (MG). Dessas dez, oito foram inauguradas no período da pandemia.
Ouça a rádio de Minas