Negócios

Laundromat deve inaugurar mais 10 lavanderias em Minas Gerais

As novas inaugurações em Minas Gerais fazem parte de um plano mais amplo de expansão, que prevê o total de 430 lavanderias ativas em todo o Brasil até dezembro
Laundromat deve inaugurar mais 10 lavanderias em Minas Gerais
Meta da empresa é chegar a marca de 400 lojas em operação em 2024 | Foto: Divulgação Laundromat

A rede de lavanderias Laundromat acaba de ultrapassar a marca de 400 lojas em operação no Brasil, mas o plano de expansão continua. Novas inaugurações estão previstas para este ano em Belo Horizonte e em cidades do Norte de Minas.

As informações são do diretor comercial da rede, Nicolas Lopes. Só neste ano em Minas Gerais, segundo ele, foram abertas unidades em:

  • Betim,
  • Conceição do Mato Dentro,
  • Itabira,
  • Ouro Preto,
  • Araxá
  • e duas lojas em Belo Horizonte.

“Com isso, totalizamos 20 lojas em operação em Minas Gerais, mas nossa meta é atingir 30 unidades nos próximos seis meses, com quatro ou cinco lojas em Belo Horizonte. Já o restante da expansão será em lojas para o Norte de Minas, dentre elas, Montes Claros”, destaca Lopes.

Ele também explica que essas novas inaugurações em Minas Gerais fazem parte de um plano mais amplo de expansão, que prevê o total de 430 lavanderias ativas em todo o Brasil até dezembro.

Em relação ao ano passado, quando foram inaugurados 90 novos pontos de venda em todo o território nacional, a expectativa de crescimento para 2024 representa um avanço um pouco superior a 11%. “Até agora, já tivemos 75 aberturas e a expectativa é de fechar este ano com 100 novas lojas”, projeta.

Nicolas Lopes vê setor de lavanderias com bastante otimismo para o Brasil | Foto: Divulgação Laundromat

A empresa está na fase de conversas com possíveis novos franqueados e também com quem já trabalha com o modelo de negócio da Laundromat. A proposta de Nicolas Lopes é a de oferecer todo o suporte necessário para que eles possam apostar em novas operações.

Setor tem forte potencial de crescimento no País

As lavanderias de autoatendimento, que são bastante conhecidas na cultura norte-americana há muitos anos, estão se tornando uma opção popular nas cidades do Brasil.

Nesses estabelecimentos, os clientes podem efetuar o pagamento e operar as máquinas, que dispensam o manuseio de sabão e amaciante.

Muitas dessas lavanderias ainda oferecem comodidades como wi-fi, televisão, carregadores de celular e ar-condicionado para tornar a experiência mais agradável.

O aumento na demanda se deve, em grande parte, ao crescimento do número de apartamentos pequenos, que não dispõem de espaço para máquinas de lavar e varais.

Além disso, a possibilidade de abrir um negócio com um investimento inicial reduzido e que opere de forma autônoma, sem a necessidade de funcionários, tem atraído cada vez mais novos empreendedores.

“Nós temos opção de loja em contêiner já pronto com investimento inicial entre R$ 150 mil e 160 mil. Mas, há também a adequação da loja física reformada, que se não for uma obra tão pesada, o investimento é a partir de R$ 110 mil”, diz Nicolas Lopes, enfatizando que em ambos os casos as instalações precisam ter tamanho a partir de 15 metros quadrados (m2).

Frentes de atuação da Laundromat em Minas

A Laundromat se destaca no mercado de lavanderias por meio de três frentes principais de atuação, cada uma projetada para atender a diferentes necessidades e preferências dos consumidores.

A primeira frente consiste na instalação de lojas em locais estratégicos, como hipermercados, shoppings, galerias e postos de gasolina.

Segundo Nicolas Lopes, essa escolha é fundamentada no elevado fluxo de pessoas que esses locais atraem, além de oferecerem maior segurança para os clientes. Este modelo representa cerca de 70% de todo o volume de operações da marca, evidenciando sua eficácia em captar a demanda do mercado.

Foto: Divulgação Laundromat

A segunda frente abrange a instalação de lavanderias dentro de condomínios, que se tornou uma tendência crescente e representa 15% das operações da Laundromat.

Essa opção é viável apenas em condomínios que possuem a infraestrutura necessária, mas sua popularidade está em ascensão, especialmente em um cenário onde a conveniência é cada vez mais valorizada pelos moradores.

Por fim, a terceira frente envolve lojas de rua, que também correspondem a 15% do volume de operações da marca. Este modelo tem se mostrado bem-sucedido em cidades do interior, onde a localização é mais favorável, com pontos de maior visibilidade, fácil acessibilidade e espaço para estacionamento nas proximidades.

Ao contrário dos grandes centros urbanos, onde o comércio é mais disperso, as lojas de rua em cidades menores conseguem atrair clientes de forma mais concentrada.

Em Minas Gerais, Lopes ressalta que a maioria das lojas segue o modelo da primeira frente, com a predominância de instalações em shoppings, postos e hipermercados. Embora também existam lojas de rua, o volume é consideravelmente menor, refletindo as características do mercado local.

Parceria com postos Ipiranga, Shell Brasil e Petrobras

Para expandir sua presença em postos de combustíveis, a Laundromat estabeleceu parcerias com redes de postos de combustíveis renomadas, como Ipiranga, Shell e Petrobras. Essas marcas desempenham a tarefa de identificação de espaços adequados para a rede da Laundromat, permitindo que a empresa cresça de acordo com a demanda por franqueados.

“A presença de uma lavanderia em um posto de gasolina agrega valor aos serviços oferecidos, criando uma proposta atraente tanto para os franqueados quanto para os consumidores”, diz Nicolas Lopes.

Além disso, a Laundromat opera com unidades 24 horas, proporcionando flexibilidade e conveniência aos clientes.

“Quando um posto de gasolina funciona 24 horas, a lavanderia costuma adotar o mesmo horário de atendimento, aumentando a praticidade para os usuários”, pontua o diretor comercial. Contudo, há lojas que têm o horário de funcionamento reduzido, tendo que encerrar as atividades mais cedo.

Multifranqueados

O diretor comercial explica que os franqueados da marca são, na verdade, são multifranqueados, ou seja, possuem um número elevado de operações.

“Essa característica é uma tendência crescente em nosso modelo de negócios, pois franqueados que dispõem de capital e demonstram facilidade na gestão tendem a abrir diversas unidades em diferentes localidades”, diz o diretor comercial da Laundromat, Nicolas Lopes.

Para ele, esse fenômeno não ocorre por acaso: “Nós, como franqueadora, sempre incentivamos e apoiamos essas iniciativas, proporcionando as ferramentas necessárias para que essa expansão seja viável. Assim, promovemos um crescimento saudável e sustentável, que beneficia tanto os franqueados quanto a rede como um todo”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas