Le Creuset inaugura centro de distribuição em Extrema

A Le Creuset inaugura seu novo centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas. O espaço inicial de 4 mil metros quadrados, com capacidade para 3.600 paletes, prevê suportar a operação até 2025, quando há expectativa de fazer uma nova expansão. Atualmente a marca tem 13 lojas no Brasil, presente em sete estados, além do Distrito Federal, atuando também com e-commerce próprio e venda para outras lojas.
A marca francesa, pioneira em unir cor, design e qualidade em panelas e utensílios de cozinha, está há 27 anos no Brasil. De acordo com o diretor de supply chain da Le Creuset, Marcelo Torres, a escolha de Extrema está relacionada com a necessidade de um armazém mais adequado para realizar as operações logísticas da companhia, que está em expansão no Brasil, e por conta disso precisa de um espaço que comporte o processo de crescimento da empresa. A migração de estoque deve ser completada até o fim de setembro.
“Nos últimos anos temos crescido, em média, 30%. Precisávamos de um espaço maior e que tornasse a experiência logística melhor e o atendimento, especialmente, aos nossos clientes on-line mais satisfatório. A cidade apresentou as melhores condições por ser um hub logístico consolidado e pelas vantagens fiscais oferecidas pelo governo”, explica Torres.

Ampliação
O investimento feito pela parceira Volo Logística foi de R$ 2,2 milhões e gerou 25 empregos diretos. A expectativa é que o novo CD seja ampliado em 30% já em 2025. Especializada em processos logísticos e presente no mercado há 13 anos, a Volo será responsável pelo recebimento e identificação dos mais de 50 mil produtos importados que chegam mensalmente das fábricas da matriz, na França e Tailândia, além de realizar toda a organização de armazenamento e saída do CD para os canais de venda da Le Creuset.
A expansão do CD visa também dar suporte ao crescimento das lojas Le Creuset no Brasil. A expectativa é dobrar o número de operações em três anos. Minas Gerais aparece nos planos.
“Estudamos muito bem os locais onde vamos nos estabelecer. Cabem mais algumas lojas no estado de São Paulo, nosso principal mercado, e em cidades como Belo Horizonte, que é estratégica para o nosso plano de expansão. Além das vendas, as lojas são importantes para aumentar a visibilidade da marca”, pontua.
O crescimento da Le Creuset no Brasil também está ligado aos fenômenos da explosão dos realities shows de gastronomia e à pandemia.
“A pandemia turbinou a Le Creuset. Esse crescimento recente no Brasil veio pós-pandemia. As pessoas se habituaram a cozinhar e aí passaram a comprar produtos melhores. De outro lado, os realities trouxeram os influencers que usamos muito no nosso marketing”, afirma o diretor de supply chain da Le Creuset.
Ouça a rádio de Minas