Em expansão, Lealtex inaugura unidade em Barbacena

Em plena forma aos 64 anos de vida, a Lealtex segue expandindo e acaba de inaugurar sua 18ª unidade, desta vez em Barbacena, na região do Campo das Vertentes. O investimento de R$ 500 mil deu origem a uma loja de 180 metros quadrados que dispõe de 1,5 mil itens dos segmentos de decoração, cama, mesa e banho.
De acordo com o diretor-geral da Lealtex, André de Oliveira Netto, a receita para tantos anos de sucesso é persistência e perseverança, com os pés bem plantados no chão.
“Ao longo desse tempo já enfrentamos cenários muito difíceis, mas nenhum como agora. O que nos ajudou a sobreviver foi ter muita cautela com nossos investimentos, medimos bem cada passo. Toda expansão é feita com recursos próprios e nossas unidades de rua são em imóveis que compramos. Não pagamos aluguel nem pegamos empréstimos bancários para expandir”, explica Oliveira Netto.
E é por isso que, apesar das constantes consultas e propostas, a empresa nunca admitiu franquear a marca e manteve até aqui as unidades bem próximas da matriz. A Lealtex tem, além das 12 lojas na Capital, mais duas em Betim e uma em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e duas em Sete Lagoas, na região Central.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A loja de Barbacena, no Campo das Vertentes, distante cerca de 170 quilômetros de Belo Horizonte, é a mais distante e marca uma nova fase.
“Até aqui nos mantivemos próximos a Belo Horizonte, menos de 100 quilômetros. A ida para Barbacena abre o Campo das Vertentes e a Zona da Mata, que são regiões muito promissoras. Não falamos ainda em número de unidades ou prazos, mas é certo que buscamos boas oportunidades dentro de Minas Gerais. O Estado é um país e acreditamos que temos muitas oportunidades, principalmente depois da concentração de mercado derivada da crise econômica que ainda estamos atravessando. Apenas na região metropolitana acreditamos que podemos dobrar o número de lojas existentes atualmente”, pontua.

A unidade de Barbacena gera 10 empregos diretos. A formação da mão de obra é um dos desafios da empresa que investe em treinamentos continuados em parceria com seus fornecedores. Outra dificuldade já histórica é a concorrência com produtos chineses e, por fim, a criação de uma política de responsabilidade ambiental.
Este ano a Lealtex concluiu seu parque energético em Betim, com uma fazenda de placas fotovoltaicas capaz de produzir toda energia elétrica consumida por suas unidades.
“Profissionais já qualificados no mercado são raros e têm alto custo. Então fazemos muito treinamento interno, especialmente em pareceria com os nossos fornecedores. As compras e as vendas têm que ter a intenção de serem eternas, então a indústria precisa se envolver. Preço e qualidade são uma obrigação, o que nos diferencia é a qualidade do serviço, do atendimento. O que não é satisfatório o consumidor expurga, até mesmo porque estamos em um momento em que as pessoas estão valorizando muito o seu dinheiro. Sobre a responsabilidade ambiental, sempre nos preocupamos e este ano finalizamos nosso parque energético, que gera 100% da nossa energia. Além da missão de cuidar do planeta, vale ressaltar que essa iniciativa já proporciona uma economia de 80% nas nossas contas de energia”, completa o diretor-geral da Lealtex.
Ouça a rádio de Minas