Negócios

Leia mais destaques do mundo corporativo desta sexta-feira, 30/06!

Leia mais destaques do mundo corporativo desta sexta-feira, 30/06!
O setor da construção civil apresentou a maior queda no Iscon de abril na comparação com março, recuo de 10 pontos | Crédito: Brasal Incorporações

Mediphacos tem novo diretor de marketing e vendas

O executivo Hamilton Branco passa a integrar o time da Mediphacos, empresa com mais de 50 anos de trajetória em soluções para o tratamento da visão. Hamilton Branco assume como diretor de marketing e vendas com o objetivo de impulsionar os negócios da companhia na América Latina e em outros 40 países, e fortalecer sua presença no modelo B2B2C até o final de 2024.

Com quase 28 anos de carreira no segmento de dispositivos médicos, e passagem pela Hoya SurgicalOptics, Bausch &Lomb, Adapt e Alcon, Hamilton Branco chega junto com as inovações lançadas pela marca: BIOS, lente intraocular trifocal para correção de catarata; Dry Eye para o diagnóstico e tratamento da doença do olho seco; e Millennium XC, lente escleral multifocal para correção de erros refrativos.Nos últimos cinco anos, a Mediphacos fez aportes de US$ 10 milhões e encerrou 2022 com um crescimento acima de 15%.

Comércio de pneus cresce 8,5% em maio

As vendas totais de pneus registraram alta de 8,5% em maio no comparativo com o mês anterior, subindo de 4,4 milhões para 4,8 milhões de unidades comercializadas. As negociações para montadoras subiram 14,4% (1 milhão para 1,2 milhão de unidades) enquanto o mercado de reposição cresceu 6,6% (3,3 milhões para 3,5 milhões). Embora os números mostrem um avanço no último mês, no acumulado do ano os resultados foram 2,7% menores que o mesmo período de 2022, saindo de 23,8 milhões para 23,2 milhões de unidades vendidas nos cinco primeiros meses deste ano.

Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).  Entre os segmentos, o único que registrou queda em maio foi o setor de comerciais leve. No total foram comercializadas 691 mil unidades, resultado 1,3% menor que o verificado em abril, quando foram vendidos 700 mil pneus.

As vendas para montadoras tiveram alta de 20% (286 mil para 343 mil). Já as comercializações para reposição caíram 16% (414 mil para 348 mil). No acumulado, em comparação com 2022, a queda nas vendas totais foi de 4,6%.As vendas para veículos de passeio subiram 8,5% em maio. O segmento saiu de 2,2 milhões de unidades vendidas em abril para 2,4 milhões em maio.

A comercialização para montadoras obteve alta de 15,5%, saindo de 606 mil para 700 mil pneus. Já no mercado de reposição o aumento foi de 5,8%, com 1,6 milhão no quarto mês do ano e 1,7 milhão de unidades em maio. No acumulado do ano, em comparação com 2022, houve queda de 3,1% nas vendas totais. Para os pneus de carga o aumento nas vendas totais foi de 7,7%, passando de 544 mil unidades comercializadas em abril para 586 mil em maio.

Os resultados das negociações para reposição foram 9,1% maiores, subindo de 417 mil para 455 mil. As montadoras também tiveram leve alta de 3%, pulando de 127 mil para 131 mil unidades vendidas. Porém, no acumulado do ano, houve queda de 15% nas vendas totais quando comparado com 2022.

Brasal inaugura nova sede em Uberlândia

A Brasal Incorporações, reconhecida por sua expertise construtiva, projetos arrojados, além do elevado padrão de qualidade em seus empreendimentos, dá um novo salto para o crescimento do negócio com a inauguração de sua nova sede, integrada à maior central de decorados do mercado imobiliário em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O complexo, construído em local privilegiado na zona Sul, na avenida dos Vinhedos, 1.100, tem 1.846 metros quadrados, com possibilidade de expansão, divididos em dois pavimentos, sendo o primeiro com espaço para receber quatro decorados – agora ocupados pelo Chess, de 86m² e 103m², e o DUO, de 185m² e 225m², salas de atendimento ao cliente e de reuniões, showroom com linha do tempo interativa, contando a história e curiosidades do Grupo Brasal, maquetes dos últimos lançamentos e, em breve, um espaço destinado para a cafeteria Don Castro.

No segundo pavimento, fica a unidade de gestão que comporta mais de 45 profissionais das áreas administrativa, marketing, engenharia, projetos, comercial e atendimento ao cliente.Assinado pela Dalton Castro Arquitetura e Design, o projeto tem uma proposta inovadora, moderna, confortável e funcional.

Obras em BH atraem empresas e aquecem economia regional

A Pormade, uma das maiores indústrias do Brasil e líder nacional na fabricação de porta pronta, inaugurouuma nova loja em Minas Gerais. A empresa aposta na potencialidade do mercado mineiro e investe, aproximadamente, R$ 250 mil no showroom instalado em Belo Horizonte.

“Minas Gerais é um mercado potencial para o crescimento dos negócios. Já temos unidades em Uberlândia e Juiz de Fora. Com o showroom de Belo Horizonte, além de expandir a atuação regional, vamos gerar emprego e renda, com a abertura de 50 postos de trabalho, entre diretos e indiretos”, explica o diretor comercial e de marketing da Pormade, João Ricardo Olinquevicz. Segundo ressalta o executivo, o Minas Gerais possui o terceiro maior PIB do Brasil e apresenta oportunidades crescentes na área de construção civil.

“Belo Horizonte tem 500 obras mapeadas já em processo de finalização. E em todo mercado mineiro são mais de 35 mil obras residenciais ativas”, completa.Olinquevicz reforça que a empresa tem a perspectiva, ainda em 2023, de registrar um acréscimo nas vendas de até 50% em Belo Horizonte com a abertura do novo showroom na capital mineira. Atualmente, Minas Gerais corresponde perto de 10% nos negócios da Pormade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas