Leia os destaques de Negócios desta sexta (16/06)!

Faltam profissionais que atuam em cibersegurança
Uma pesquisa global divulgada pela organização internacional de treinamento e certificações para profissionais de cibersegurança (ISC)² (InternationalInformation System Security Certification Consortium) mostrou que a falta de mão de obra qualificada na área de segurança em 2022 aumentou 26,2% ante o ano anterior. Isso significa que, se em 2021 existia um gap de 2,72 milhões de profissionais, um ano depois passou a ser de 3,4 milhões.
O estudo, intitulado de “CybersecurityWorkforceStudy 2022”, realizado com 11.779 responsáveis pela segurança cibernética de diversas empresas pelo planeta, apontou, ainda, que 70% dos entrevistados não possuem funcionários de segurança cibernética suficientes.
O levantamento destaca que a escassez de especialistas acende um alerta vermelho porque está colocando as operações das organizações em risco moderado ou extremo de um ataque cibernético.Independentemente do porte, quando uma empresa está desprotegida, ela pode sofrer inúmeras consequências, desde ataques digitais, roubo de informações sigilosas até vazamentos de dados, além de comprometer o financeiro e a reputação da empresa.
Cemig SIM anuncia nova diretoria
A Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no mercado de energia solar por assinatura, conta com nova Diretoria. Iuri Mendonça é o CEO e Pablo Rios assume a diretoria de Novos Negócios. Com três anos de atuação, a líder do mercado B2B no segmento fotovoltaico mineiro, mantém a meta de expansão, alinhada ao seu planejamento estratégico.
Mineiro de Belo Horizonte, Iuri Mendonça é formado em Administração, com vasta experiência no segmento de telecomunicações, TI e inovação nos setores de varejo e empresas. Especialista em Negócios, o executivo deixa a diretoria da Algar Telecom para assumir o comando da Cemig SIM. O paulista Pablo Rios é o novo diretor de Negócios. Economista de formação, ele é especialista em finanças corporativas, gerenciamento de portfólio de investimentos em infraestrutura, balanço de risco e retorno sobre portfólio de ativos e negociação de contratos. No Grupo Cemig há dois anos, Rios apoiou recente operação da Cemig SIM na aquisição de ativos, com vistas ao crescimento da base de clientes em GD.
Consultoria para quem deseja mudar de país
No dia 6 de julho, a Hayman-Woodward, consultoria especializada em mobilidade global, irá reunir especialistas em imigração para oferecer palestras e atendimento gratuito, em Belo Horizonte, para brasileiros que querem mudar de país.Com 27 anos de experiência de mercado e conhecimento em mais de 180 tipos de vistos, a Hayman-Woodward oferece apoio teórico e prático em todas as fases do processo de imigração para quem deseja morar, empreender ou prestar serviços fora do País. Com escritório em diversos países ao redor do mundo, a companhia já obteve aproximadamente 50 mil vistos aprovados para os Estados Unidos. Entre os serviços, está o careercounseling, um suporte para a construção de uma carreira fora do país, com auxílio desde a preparação de entrevistas internacionais.
Durante o evento, os atendimentos serão individuais e realizados presencialmente, com horário marcado. Podem participar todas as pessoas interessadas em obter Green Cards, passaportes europeus, vistos para os Emirados Árabes, entre outros países. A companhia também oferece serviços para pessoas que desejam aplicar para ter uma empresa taxfree nos Estados Unidos ou que buscam recolocação de carreira.Batizado de HW Experience Brasil, o encontro será realizado no Mercure BH Vila da Serra, na Alameda Oscar Niemeyer, 405, Vila da Serra – Nova Lima, com atendimentos das 9h às 13h e das 15h às 19h.
Processo eletrônico preserva 270 mil árvores por ano
Nos últimos anos, a interseção entre tecnologia e sustentabilidade tem se mostrado um casamento promissor, capaz de impulsionar soluções inovadoras para os desafios ambientais que enfrentamos. Um exemplo está na digitalização dos serviços públicos, que, além de proporcionar agilidade e comodidade à população, se tornou uma aliada valiosa na busca por um futuro mais verde e sustentável.
Um dos casos mais impactantes é a adoção por vários tribunais brasileiros do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), concebido pela empresa sergipana Infox Tecnologia e utilizado por dezenas de tribunais. Segundo o CEO da empresa, Fábio Barros, “o PJe, sistema mais utilizado pelo judiciário, é responsável pela maior parcela das 270 mil árvores preservadas anualmente, uma vez que o uso do papel é abolido no processo eletrônico”.
Além da preservação das 270 mil árvores, 8,1 bilhões de litros de água e 19,8 MWh de energia (equivalentes ao consumo anual de 8.251 brasileiros) necessários à produção do papel que seria utilizado nos processos foram poupados. Se considerarmos apenas a economia direta proporcionada pela eliminação do papel, o Judiciário brasileiro e as partes dos processos economizaram anualmente, juntas, R$ 162 milhões.
Nasce primeiro marketplace industrial do Brasil
O Melhor Indústria começou suas atividades em 2021 e já soma mais de 3.500 compradores cadastrados na plataforma, mais de 100 vendedores registrados, além de um GMV (volume bruto de mercadorias) de 4,5 milhões no ano de 2022. O principal benefício para o comprador é o mais completo catálogo de MRO da Indústria, com ótimos preços e prazos. Já para o vendedor, a vantagem é a facilidade em gerar um canal complementar de vendas com custo fixo zero.
No Brasil, a plataforma se destaca com buyers dos segmentos automobilístico, de bebidas & alimentos e de indústria pesada, dentre outros segmentos. O marketplacedispõe de mais de 200 marcas, destacando Siemens, WEG, Schneider e ABB. No que diz respeito a fornecedores, o Melhor Indústria possui um grupo superior a 100, garantindo a diversidade na disponibilidade e preços de produtos e ainda o mais completo catálogo nacional para atender a todas as demandas de MRO da indústria.
O sucesso da startup se comprova pelo crescimento de 720% do GMV, valor total de mercadorias vendidas, no ano de 2022. No último mês, o GMV foi superior a R$500 mil. O sistema da plataforma apresentou uma expressiva evolução no ano referido, em que seus números revelaram 200% mais vendedores e 300% mais compradores.
Ouça a rádio de Minas