Negócios

Lemon investe para ampliar base em Juiz de Fora

Lemon investe para ampliar base em Juiz de Fora
Crédito: Divulgação

A Lemon Energia, startup que conecta pequenos comércios a usinas de energia sustentável, está investindo R$ 80 mil em uma ação de marketing no mês de novembro como parte de seu plano de ampliar a presença em Juiz de Fora (Zona da Mata). A startup está conectada a mais de 100 pequenos comércios na cidade e tem uma meta de quintuplicar essa base de clientes.

Pelo Brasil, a Lemon Energia possui mais de 4 mil clientes, que já economizaram em conjunto R$ 7,5 milhões e evitaram a emissão de 7 mil toneladas de CO2. Sem nenhuma obra e de forma 100% digital, o comércio que adere ao serviço pode economizar até 20% na conta de luz e passa a consumir energia solar ou de outra fonte sustentável de forma “remota” – na prática, é como se o estabelecimento alugasse um pedaço de uma usina.

A ação contará com apoio da Ambev, que vai mobilizar seu time de vendas para ajudar na meta de ampliar a presença da startup em Juiz de Fora. A Lemon e Ambev têm uma parceria desde 2020 para levar energia sustentável para 250 mil pontos de venda da fabricante de bebidas até 2025. A Ambev é uma das investidoras da startup por meio da Z-Tech, hub de tecnologia e inovação.

Durante o mês de novembro, a Lemon Energia vai espalhar publicidade por três bairros de Juiz de Fora – Centro, Passos e São Mateus – em prédios, bancas de jornais e relógios públicos. As peças procuram explicar como funciona a Lemon e os benefícios de aderir a uma fonte sustentável de energia. Também serão distribuídos materiais impressos nos principais comércios da região.

Influenciadores digitais também fazem parte da estratégia da Lemon e, durante o período, vão veicular vídeos no Instagram contando como funciona a contratação de energia sustentável por um estabelecimento. A estratégia foi escolher influenciadores que produzam conteúdo sobre empreendedorismo, finanças e práticas de sustentabilidade.

Juiz de Fora tem o 5° maior Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais e o 49° maior PIB de Serviços do Brasil, segundo dados do IBGE até 2019.

A cidade ainda se beneficia do avanço de Minas Gerais na sustentabilidade da matriz energética: o Estado possui hoje a maior geração de energia distribuída do Brasil, modelo que permite a contratação de uma usina solar ou de outra fonte sustentável de forma remota – ou seja, não é preciso mudar a instalação elétrica do local nem gerar a própria energia.

Como funciona

Ao aderir à Lemon, o cliente passa a economizar na conta de luz e a consumir uma fonte de energia que não agride ao meio ambiente. O processo é 100% digital. A conta da distribuidora – neste caso, a Cemig – continua a ser paga, mas apenas com as taxas e encargos. Já a fatura com o desconto de energia é enviada digitalmente pela Lemon.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas