Negócios

Leonardo Simão lança manual estoico

Obra combina sabedoria milenar e práticas meditativas com insights profundos para alcançar a serenidade mental
Leonardo Simão lança manual estoico
Crédito: Reprodução

O empreendedor Leonardo Simão acaba de lançar seu terceiro livro. Intitulado “365 Dias com a Calma da Mente” a obra reúne, em pílulas, conteúdos dos melhores episódios do podcast “Meditação Estoica”, que alcançou em 2023 números vultosos no Spotify, ficando entre os 1% mais compartilhados pela plataforma. Simão recorre à Neurociência e a Programação Neurolinguística (PNL), unificando conhecimentos que passam pela epigenética, filosofia, espiritualidade e estoicismo, filosofia criada 2.300 anos atrás e que atravessou a história, sendo utilizada pelos maiores líderes da humanidade. A obra já está disponível para pré-venda pela Amazon.

Neste livro, que se propõe a funcionar como um manual para que qualquer pessoa alcance uma vida plena e feliz, Leo Simão combina sabedoria milenar e práticas meditativas com insights profundos para alcançar a serenidade mental ao longo de um ano. Com princípios que nos lembram de que “Não somos a nossa mente” e que “A mudança é um instante, um segundo”, o autor nos guia através das camadas do nosso ser, desafiando a forma como interagimos com nossos pensamentos e emoções.

Com uma abordagem que une espiritualidade, autoconhecimento e práticas meditativas, este livro é um convite para todos aqueles que buscam compreender melhor a complexidade da mente humana e a beleza da experiência espiritual.

“Se seu desejo é por mudanças significativas, compreensão mais profunda da mente humana, ou explorar a riqueza da sua existência espiritual, este livro é o ponto de partida ideal. Este é o chamado que eu te faço: se permita ser guiado por este livro e percorrer ao meu lado esse caminho diário, enriquecido por insights poderosos e reflexões estoicas, projetado para transformar sua visão de mundo e descobrir a serenidade que reside em seu interior”, convida o autor, Leonardo Simão.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O livro vai além da leitura tradicional, oferecendo uma experiência única de crescimento e autodescoberta. Cada capítulo é um convite para uma jornada de transformação pessoal, marcada por uma característica singular: a integração de QR Codes que levam o leitor a vídeos exclusivos. Nesse sentido, o “365 Dias de Calma da Mente” transcende o formato editorial, tornando-se uma experiência interativa e transformadora que guia o leitor por uma jornada de autoconhecimento e serenidade. Essa fusão entre leitura e conteúdo digital enriquece a experiência, tornando a prática diária de introspecção e aprendizado algo mais tangível e impactante.

Através de sabedoria ancestral e exercícios práticos, cada página e vídeo correlato são passos em direção à transformação pessoal, à paz interior e a uma vida com mais propósito. O treinamento para a mente e o espírito proposto por esse livro tem sido endossado por líderes e visionários que reconhecem sua capacidade de inspirar mudanças significativas.

Impermanência

No livro, Leo Simão utiliza sua própria história de vida e trajetória no ambiente corporativo para inspirar os leitores a também aplicarem uma virada de chave na sua vida. No auge da sua carreira, em 2014, Simão transformou a Bebê Store, na maior representante do segmento de e-commerce de produtos de bebês, graças à operação de aquisição do seu maior concorrente, a Baby. Juntas, as duas empresas receberam mais de US$ 105 milhões de 23 dos maiores e mais respeitados fundos de Venture Capital do mundo.

“Eu percebia que aquela ansiedade que eu sempre tive de conquistar as coisas, ainda se encontrava dentro de mim, ela apenas tinha se transformado da ansiedade de conquistar para uma ansiedade de não perder, mas aquela angústia e inquietação continuavam dentro do meu peito. Foi nesse momento que perguntei a Deus o que eu deveria fazer daqui para a frente”, conta.

E a resposta veio mais rápido do que o esperado. Três meses depois, Leo Simão rompeu os fundos e investidores, saiu do cargo de CEO da empresa que fundara, e divorciou-se. “Eu não tinha mais minha casa, nem morava mais com meus filhos, havia me divorciado. Até minha Golden Retriever eu havia perdido para o divórcio. Essa capotada que dei me ensinou sobre a impermanência de todas as coisas da vida, e sobre o vazio no peito quando nosso foco está no ter e fazer e se perde do ser.

Em 2019, Leo Simão sofreu mais um duro golpe. “Contraí Covid, que comprometeu 90% do meu pulmão. Na UTI, havia 22 leitos, 21 com pacientes entubados; apenas eu ainda não estava, mas não sabia se tinha minutos ou horas restantes antes que um tubo fosse inserido em minha garganta e as máquinas começassem a respirar por mim. Não sabia se voltaria, mas estava consciente de que muitos não voltavam”, relembra.

Leo Simão se recuperou e saiu do hospital, mas as experiências deixariam marcas. “Na primeira história, de 2015, pude perceber a impermanência de todas as coisas materiais; desta vez, experienciei a impermanência da própria vida. Na iminência da morte, sua perspectiva de vida muda radicalmente”, complementa.

Ao voltar para a casa, começou a se desconectar de tudo o que o rodeava: negócios, compromissos e relacionamentos pareciam ter perdido o sentido. O empreendedor experimentou a depressão. “Nunca desejei morrer, mas naquele momento também não valorizava a vida. Sempre fui um ávido leitor e apreciador do aprendizado, então decidi buscar explicações para o que sentia na Teologia e comecei pela leitura da Bíblia, que li quatro vezes, na íntegra, todos os cinco livros de Allan Kardec sobre o Espiritismo, o Bhagavad Gita e o Mahabharata do Hinduísmo, o Tao Te Ching do Taoismo, o Dhammapada do Budismo, o Zohar e a Cabala do Judaísmo, e o Alcorão do Islamismo. Estudei também Confúcio, Parmênides, o Deus de Espinosa, o Caibalion e devorei tudo o que encontrava sobre espiritualidade e autoconhecimento”, elenca.

Assim nasceu o “Calma da Mente”, metodologia ancorada nos pilares estoicos que compilou toda a base de conhecimento que Leo Simão reuniu nas últimas três décadas como empreendedor e estudioso de diferentes filosofias. O programa, que também tem uma vertente para o ambiente corporativo em formato de treinamento, tem sido aplicado por Leo Simão a milhares de colaboradores de diversas organizações do País, como por exemplo: empreendedores Endeavor, alguns dos principais líderes empresariais do País, Falconi, Gupy, Grupo Primo, Grupo Sales Club e também para duas turmas de policiais militares das companhias COE – Comandos e Operações Especiais e Gate – Grupo de Ações Táticas Especiais do 4º Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais, ambas do Estado de São Paulo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas