Combustível sustentável: Líder Aviação faz primeiro ‘voo verde’ no Brasil

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou, na terça-feira (20), o primeiro voo da aviação geral no País, utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). As operações foram feitas no Rio de Janeiro por helicóptero a serviço da empresa de energia Equinor, no transporte de profissionais até plataformas em alto-mar.
O SAF é um combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida – as emissões são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional. A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, única fornecedora desse combustível no Brasil, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.
O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça a segurança e a rastreabilidade do processo.
No voo realizado, considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos CO2.
“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no País. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental – um valor que também é nosso na Líder”, destaca o diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação, Diego Reis.
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O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização, representando um avanço relevante em termos de inovação e responsabilidade climática. O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend mencionado pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.
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