Lideranças revelam livros que inspiraram a ‘virada de chave’

A leitura é uma ferramenta indispensável para o empreendedor. Através dela, é possível adquirir conhecimento, inspiração e ferramentas práticas para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.
Além de serem acessíveis, é possível aprender novas estratégias, técnicas, insights de empreendedores experientes, especialistas em diferentes áreas e de diferentes lugares do mundo. Confira os livros transformadores que empresários de sucesso já leram:
Vanessa Vilela, CEO da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais
Inspiração: Livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker
Insight: Após a leitura do livro, a empreendedora mineira Vanessa Vilela passou por uma transformação em sua mentalidade, o que lhe permitiu superar barreiras e limitações que antes impactavam suas conquistas. Ela aprendeu a controlar sua mente, palavras e ações, o que foi essencial para alcançar os resultados que buscava.
Além disso, Vanessa Vilela também passou a implementar ajustes importantes nos processos internos da empresa, no mix de produtos e nas estratégias de marketing, com o objetivo de atingir as metas e resultados desejados.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty
Inspiração: Livro “Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia”, de Falconi
Insight: “Seja o melhor do mundo naquilo que você faz, não existem alternativas”, foi uma das frases que mais marcaram o empreendedor durante a leitura. O livro abriu sua cabeça em relação à prioridade de processos contínuos e ensinou a olhar para indicadores. “Isso trouxe a criação do processo de trabalho, da esteira de passagem de bastão, do olhar para cada indicador, para cada equipe e onde estamos falhando, por exemplo”, disse o CEO da Vaapty, Ycaro Martins, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil.

Com o aprendizado, ele passou a identificar na empresa se o problema estava na abordagem, na pesquisa ou em oferecer uma demonstração envolvente: “O livro ensina que não é só vender, não é só querer. Você precisa ter processos claros e muito bem definidos, análises e planos de ação que vão trazer os resultados verdadeiros”.
Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil
Inspiração: Livro “Brevidade Inteligente” de Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz
Insight: O livro explora o poder de transmitir informações significativas em poucas palavras. Inspirada por essa abordagem, Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil – empresa especializada em assessoria de imigração que oferece mais de 175 serviços personalizados para brasileiros que pretendem estudar, morar ou empreender na Espanha -, reformulou a maneira de enviar comunicados via CRM para a equipe, que conta com mais de 65 especialistas, e também ajustou o estilo das newsletters semanais, que são enviadas às terças e quintas-feiras para os clientes. Antes, os comunicados eram mais longos.

Após a leitura do livro, ela passou a revisar os textos de forma mais eficiente, utilizando técnicas de leitura dinâmica.
Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit
Inspiração: Livro “Julie & Julia”, de Julie Powell
Insight: A história de Julie Powell, que se propôs a cozinhar todas as receitas do livro da Julia Child, inspirou a Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit, a pensar sobre a importância da paixão e da dedicação no que se faz, além do poder de conexão que a comida tem. “O insight que tive foi sobre a necessidade de trazer mais autenticidade e história para os nossos produtos. Decidi que deveria não apenas vender, mas também compartilhar a jornada e a inspiração por trás de cada criação”, diz a CEO.

Com isso, desenvolveu uma série de vídeos curtos que mostram a origem dos ingredientes, os processos de produção e as histórias das pessoas envolvidas, como, por exemplo, no dia das mães, em que fez vídeos com as mães dos funcionários do Mr. Fit. Isso não só fortaleceu a sua marca, como também criou uma comunidade mais engajada e conectada com o que faz.
Alexandre Ravani, CEO e fundador da PróRir
Inspiração: Livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg
Insight: Após ler o livro em 2021, entender que os hábitos podem ser transformados foi revelador para Alexandre Ravani e ele percebeu a importância de levar esse conceito para atender os pacientes em relação aos cuidados dentários.

Com base nesse insight, Ravani implementou um programa de conscientização na clínica, que visa educar as pessoas sobre a importância da higiene bucal e a adoção de hábitos saudáveis. Ele criou um sistema de lembretes e incentivos, como descontos em serviços para aqueles que têm práticas regulares de cuidados dentários. Isso não só aumentou a frequência das consultas, mas também melhorou a saúde bucal dos pacientes da PróRir.
Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô
Inspiração: Livro “Sonhe, acredite e faça”, de Edmar Castelo, Leandro Castelo e Leonardo Castelo
Insight: A obra narra a trajetória dos empresários visionários Leandro e Leonardo Castelo, que começaram vendendo produtos de limpeza em uma Kombi velha e criaram um negócio bilionário com mais de duas mil franquias.

Para Angelo Max Donaton a obra é uma inspiração de vida e principalmente nos negócios. “O livro traz depoimentos de muita gente fera do mercado e realmente é bem inspirador. Nos convida a olhar as coisas por um outro prisma, além de trazer dicas importantíssimas e ser um conteúdo motivacional muito grande”, afirma o CEO.
Rafael Schinoff, CEO da Padrão Enfermagem
Inspiração: Livro “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter
Insight: O livro aborda a liderança servidora e a importância de criar um ambiente de trabalho fundamentado em valores sólidos e na colaboração. E essa filosofia foi decisiva para o Rafael Schinoff moldar o modelo de franquias da rede em 2010. Ao perceber que o crescimento sustentável do negócio dependia de um modelo de gestão eficiente e replicável, teve esse insight de expandir a marca através do franchising.

Estruturou processos, criou treinamentos e estabeleceu padrões operacionais para que outras pessoas, alinhadas ao propósito, pudessem atuar com os serviços em novos mercados. Esse marco foi crucial para a evolução da rede, que, desde então, tem se consolidado como uma operação comprometida com a excelência e a humanização no setor de saúde.
Leandro Souza, presidente do Grupo Impettus
Inspiração: “Sonho Grande”, de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira
Insight: Inspirado pelo livro “Sonho Grande”, que narra a trajetória dos fundadores do 3G Capital (responsável por empresas como AB InBev, Kraft e Burger King), Leandro Souza, presidente do Grupo Impettus, comenta que adotaram a filosofia de “sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho” e, por isso, “decidimos sonhar grande”.

“No dia a dia da holding, aplicamos alguns conceitos extraídos da obra, especialmente no que diz respeito à produtividade e eficiência, utilizando técnicas baseadas nos ensinamentos de Vicente Falconi. Essas práticas foram direcionadas para simplificar a operação das nossas cozinhas, otimizando processos e aumentando a eficiência produtiva. Com isso, reduzimos etapas desnecessárias e aprimoramos o tempo de entrega dos pedidos, garantindo uma experiência mais ágil e satisfatória para nossos clientes.”
Rosane Argenta, CEO e sóciafundadora da Saúde Livre Vacinas
Inspiração: Livro “Abílio – determinado, ambicioso, polêmico”, de Cristiane Corrêa
Insight: O livro aborda os pilares fundamentais para alcançar sucesso pessoal e profissional, com ênfase no aprendizado contínuo, autoconhecimento e autocontrole. Ele ensina como lidar com desafios de forma produtiva, aprender com os erros e manter um olhar atento e próximo ao negócio, reforçando a importância de estar presente em todas as etapas.

Para Rosane Argenta, CEO e sócia fundadora da rede, a obra trouxe ensinamentos que têm sido aplicados à gestão da Saúde Livre Vacinas. Inspirada pelos conceitos do livro, ela busca evitar discussões improdutivas e culpar terceiros, preferindo adotar uma postura objetiva, com foco em criar passos simples e eficazes em vez de realizar reuniões extensas e pouco práticas.
Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões
Inspiração: Livro “O Essencialismo”, de Greg McKeown
Insight: O autor ensina que, como empresário, é fundamental focar no que realmente importa e eliminar o que não agrega valor. O livro oferece ferramentas para ser mais produtivo ao priorizar o essencial e aprender a dizer “não” para as distrações. Esse conceito foi muito útil para Priscila Aguiar na gestão da Academia Gaviões.

Ela aprendeu a concentrar esforços no que é importante para o negócio: garantir uma boa experiência para os alunos, treinar uma equipe qualificada e expandir de forma planejada. Ao aplicar esses ensinamentos, a CEO conseguiu otimizar o tempo, delegar melhor e tomar decisões mais assertivas, o que foi crucial para o crescimento da franquia.
Guilherme Mauri, sócio- fundador e CEO da Minha Quitandinha
Inspiração: Livro “Os Líderes Comem Por Último (Leaders Eat Last)”, de Simon Sinek
Insight: logo após a leitura do livro, em 2024, Guilherme Mauri percebeu a importância de criar um Círculo de Segurança (Circle of Safety), onde todos da equipe se sintam protegidos e apoiados, de modo a enfrentarem desafios externos com confiança e foco. “O sucesso não vem apenas da performance técnica, mas da capacidade de cuidar uns dos outros.

Essa abordagem gerou um ambiente onde cada colaborador sabe que seu bem-estar importa, permitindo que todos atuem com maior energia e foco. Como resultado, a Minha Quitandinha viu um aumento na produtividade, na retenção de talentos e no engajamento coletivo, contribuindo diretamente para o crescimento exponencial da empresa”, afirma Mauri.
Lucas André, CEO e fundador da Fast Tennis
Inspiração: Livro “O jeito Harvard de ser feliz”, de Shawn Achor
Insight: A obra é um experimento empírico em que o autor chega à conclusão de que não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso. Esse era o insight que Lucas André precisava para entender que a felicidade precede o êxito e o exercício físico é uma forma eficaz de alcançar a felicidade.

A partir disso, a empresa se empenha em trabalhar o indivíduo como um todo, não só na força de trabalho. A qualidade de vida não é de fora para dentro, é de dentro para fora. O colaborador só pode fazer o seu melhor na empresa se estiver bem consigo mesmo. As pessoas só dão o que transborda nelas. Então, vamos transbordar qualidade de vida.
Ouça a rádio de Minas