Bahia: excelência comprovada - Foto: Bruno Cunha

Após minuciosa auditoria o Hospital Lifecenter conquistou a maior pontuação do sistema da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que possui três níveis, uma excelente notícia para iniciar o ano. O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) acompanhou, no final de 2018, as atividades do hospital localizado entre os bairros Funcionários e Serra, região Centro-Sul da capital mineira, com o objetivo de avaliar a qualidade de serviços de saúde da instituição.

“Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Lifecenter é a única instituição de Belo Horizonte a receber esta certificação, que atesta as boas práticas assistenciais e o foco centrado no paciente que temos implantado ao longo dos últimos anos. O selo Top Performer coloca as três UTIs no mesmo patamar em que estão as UTIs dos maiores hospitais do Brasil, inclusive nossa UTI Cardiovascular, demonstrando a excelência de nossas equipes assistenciais e de nosso corpo clínico”, afirma o diretor técnico José Américo Bahia.

A certificação atesta que o hospital alcançou excelência em gestão, com comprovada cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional. Ao atingir o nível máximo de acreditação, foi comprovado que o hospital acumula as exigências dos outros níveis que compreendem ainda critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, gestão integrada, processos fluidos e plena comunicação entre as atividades.

O presidente do Hospital Lifecenter, Glauco Michelotti, revela que o resultado é um reflexo da busca da empresa pela qualidade. “Estamos com novas frentes de trabalho no sentido de expandir nossas acreditações, com foco sempre no paciente e em melhorias da nossa hotelaria, para oferecer melhor conforto e acolhimento a nossos pacientes e seus familiares. Cuidar envolve muito mais do que questões objetivas”, revela. Ele adianta que, em paralelo às conquistas, o hospital está com projetos de uma nova onda de expansão dos serviços do Lifecenter, que hoje já ultrapassa 200 leitos.

Ele diz que todos os avanços tecnológicos aplicados à medicina e aos tratamentos levam o hospital a, cada vez mais, buscar conhecimento, estudo, pesquisa e cuidado “para não afastar o foco de quem é o centro de tudo: o paciente”.

No segundo semestre de 2018, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Lifecenter conquistaram o selo Top Performer, concedido pela Epimed Solutions, que tem como foco a melhoria da eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente. O selo é dado às UTIs de todo o país que registram altos níveis de eficiência no ano anterior, levando-se em conta a combinação entre altas taxas de sobrevida e tempo curto de internação, ajustados por gravidade.

Investimentos em tecnologia – A soma de conquistas em acreditações foi acompanhada por robustos investimentos em qualificação, expansão e aquisição de novas tecnologias ao longo de 2018. Neste ano, já foram investidos cerca de R$ 7 milhões, direcionados a novos mobiliários; reformas estruturais, gerenciamento de tecnologia da informação (TI); e aquisição de equipamentos como arco cirúrgico, microscópio para cirurgia neurológica de grande complexidade, modernos aparelhos de anestesia, monitores multiparamétrico. Os investimentos englobam ainda a aquisição de um aparelho de hemodinâmica, importado da Holanda por mais de R$ 2 milhões, o primeiro a ser instalado no Brasil. Ele é empregado em procedimentos minimamente invasivos nas áreas de cardiologia, arritmologia, cirurgias endovasculares e neurorradiologia intervencionista.
O hospital ganhou ainda uma nova ala de internação projetada com padrão diferenciado, acomodações maiores equipadas com controle de acesso individualizado, itens de hotelaria exclusivos como a rouparia assinada pela marca Trussardi, serviço de concierge e garçom, além de cardápio exclusivo preparado por chef de cozinha.