Lifeme prevê faturamento acima de R$ 3 milhões

O mercado internacional já está nos planos da Lifeme, empresa belo-horizontina especializada em comidas e lanches saudáveis congelados. Fundada em 2015 por Maria Elza Starling, com o intuito de atender pessoas alérgicas e intolerantes à lactose e ao glúten, por exemplo, a empresa já está presente em todo o Brasil, por meio de mais de 500 pontos de vendas. A expectativa para este exercício é um faturamento acima de R$ 3 milhões.
Tamanho otimismo, conforme a empresária, está na junção do potencial dos produtos com a demanda crescente por este tipo de alimentação. De acordo com a empresária, o crescimento dos negócios neste exercício deverá ser entre 20% e 30% sobre o ano anterior.
“O mercado é crescente. As pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de adotarem hábitos saudáveis e o nosso produto também tem grande potencial. Quanto mais lançamos itens e quanto mais chegamos a mais pessoas, mais somos difundidos e chegamos a novos destinos. E uma das missões da empresa é, justamente, oferecer produtos que todos possam e queiram consumir”, explica.
Por isso, os 28 itens fabricados pela marca devem chegar, em breve, ao mercado internacional. O plano de exportação está em fase de estudos e estruturação e tão logo os processos burocráticos sejam vencidos, será colocado em prática. Outro fator que será determinante é a estabilização dos preços das matérias-primas.
Conforme Maria Elza Starling, estes, inclusive, têm sido um dos principais desafios do negócio. Alguns reajustes chegaram a 600% nos últimos anos. “O valor que conseguimos repassar aos clientes não chegam nem próximo desse patamar. Precisamos de uma estabilização nos custos tanto dos insumos quanto do frete para poder concretizar nossa expansão”, avalia.

Hoje, com fábrica localizada no bairro Salgado Filho, região Oeste da Capital, a produção chega a 20 mil itens por mês. O volume é cerca de 30% maior do que o processado no período pré-pandemia. O crescimento ocorreu em virtude da maior otimização de processos e também da demanda do mercado.
Dos 20 mil, segundo a empresária, aproximadamente 16 mil são comercializados. O restante fica de estoque e giro para entregas nas diversas regiões do País. Uma nova expansão na planta industrial poderá ocorrer em breve, de acordo com o início das operações em vistas ao mercado internacional.
A marca oferece comidas práticas e saudáveis e tem um portfólio com 28 produtos da linha regular e mais quatro opções de salgados e lanches, todos sem glúten, sem lactose, 100% farinha integral, com fibras e grãos, sem gordura refinada e sem açúcar refinado. Agora acaba de lançar uma linha especial para as crianças com muffin, coxinha e empanadinhos de frango.
“Sempre tivemos muita demanda de produtos para crianças. Nossos produtos tradicionais já podiam ser consumidos pelo público infantil, por serem totalmente saudáveis. O que a linha kids traz de diferente são os tamanhos, ausência de adoçantes e alguns sabores que atraem as crianças. Mas é como dizemos em nossa campanha, os produtos são para crianças de 2 a 99 anos”, diz.
Os produtos Lifeme podem ser encontrados em grandes redes de supermercados Brasil afora e também no e-commerce da própria empresa. Os principais mercados são São Paulo e Minas Gerais. Já entre os produtos mais consumidos estão os pães e a famosa coxinha de mandioca com frango.
Ouça a rádio de Minas