Livro conta histórias transformadoras
O que têm em comum Luiz Seabra (fundador da Natura), Safia Minney (pioneira do movimento de fair trade na indústria da moda), Jayme Garfinkel (Grupo Porto Seguro), Adriana Barbosa (fundadora da Feira Preta) e Ilona Szabó (cientista política que liderou a campanha de desarmamento no Brasil)?
No olhar do jornalista Rodrigo V. Cunha, são os humanos de negócios, conceito que deu origem a um projeto iniciado em 2018, com o objetivo de contar histórias de mulheres e homens dedicados a transformar o mundo dos negócios em um lugar mais consciente e inspirador. As experiências e as trajetórias dessas pessoas e outros 22 nomes de grande referência do Brasil e do mundo estão agora reunidas no livro Humanos de Negócios – Histórias de homens e mulheres que estão (re)humanizando o capitalismo, lançado pela Editora Voo.
A ideia do projeto nasceu em um daqueles momentos de reflexão, o famoso “insight de chuveiro”: “Eu estava pensando nesse estereótipo que temos quando falamos em homens de negócios. Como valorizamos essas pessoas pelas coisas que elas têm: cargos importantes, bens de consumo, bônus cada vez maiores… Ao mesmo tempo, me lembrei daquelas pessoas que eu conhecia, que são muito inspiradoras pela carreira, trajetória, empresas que construíram com muito cuidado e com os valores”, afirma o autor. Cunha passou a contatar essas pessoas para aprender mais sobre suas trajetórias e coletar suas experiências. Assim, nasceu o “Humanos de Negócios”, um projeto que, há dois anos, tem promovido palestras e encontros com o objetivo de instigar uma reflexão sobre a necessária humanização no mundo dos negócios.
Após muitas entrevistas e encontros, Cunha, que é o primeiro embaixador do TED no Brasil, transformou esses diálogos em um livro, com todas as histórias. O material já está editado e agora entrou em campanha de financiamento coletivo para viabilizar a publicação.
Personagens – Quem são os humanos de negócios? “Humanos de negócios fazem o que fazem preocupados com o todo e não apenas em gerar mais e mais lucro”, explica o autor. Além dos nomes já citados, a obra ainda traz histórias de Alex Pryor, Carol Cintra, Carol Ignarra, Charles Eisenstein, Chris Anderson, Claudia Sender, Daniel Izzo, Edgard Gouveia Jr, Ernesto Van Peborgh, Gabi Guerra, Jean-Claude Ramirez, Joan Melé, John Fullerton, Marko Brajovic, Maure Pessanha, Nilima Bhat, Patrícia Santos, Paula Dib, Pedro Friedrich, Raj Sisodia, Thais Corral e Wellington Nogueira.
Ouça a rádio de Minas