Negócios

Livro ‘O executivo empreendedor’ dá dicas para empreender no novo mercado digital

“O executivo empreendedor” explora o gap tecnológico nas empresas e a importância da gestão estratégica na era digital
Livro ‘O executivo empreendedor’ dá dicas para empreender no novo mercado digital
Crédito: Reprodução

O Brasil lidera o ranking no mundo em permanência na internet, atrás apenas da África do Sul, de acordo com pesquisa da DataReportal. No entanto, o País apresenta uma grande lacuna entre o uso pessoal da tecnologia e sua aplicação nas empresas. E combinar gestão estratégica ao mercado que cresce veloz em inovações tecnológicas é um dos grandes desafios do cenário atual nos negócios. Novo livro de Mozart Marin, engenheiro de dados, inteligência artificial e software, “O executivo empreendedor” (editora Appris) é um guia prático com essas e outras reflexões, além de oportunidades para tornar as corporações mais inovadoras e conectadas ao digital.

O autor compartilha sua própria experiência profissional, com insights para líderes, executivos e empreendedores potencializarem suas trajetórias. “Em um cenário de sociedade fluida e mercado hiper conectado, forneço um mapa para aqueles que desejam navegar nesse novo ambiente de negócios, seja desenvolvendo habilidades empreendedoras ou incorporando competências executivas”, diz Marin, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e inovação.

Com prefácio de João Kepler, diretor da visão de negócios ou chief visionary officer (CVO, na sigla em inglês) da Bossa Invest, conhecido por sua atuação na área de startups e no mercado de investimentos, “O executivo empreendedor” mostra que nos tempos atuais é preciso equilibrar gestão executiva com inovação, agilidade empreendedora e foco em resultados sustentáveis, sem perder autenticidade do negócio. Dividido em duas partes, na primeira delas o livro se aprofunda na construção das novas trajetórias empreendedoras, e, na segunda, apresenta insights e tendências sobre o novo mercado. O autor aborda desde startups, revolução da inteligência artificial e modelos de trabalho atuais e do futuro.

Alexandre Lanna
Alexandre Lanna: abrir um novo restaurante, mantendo a filosofia do acolhimento do Tragaluz, é uma forma de agradecer e acolher a cidade que nos recebeu tão bem | Crédito: Divulgação Tragaluz

Marin destaca que resiliência é o caminho para se adaptar ao cenário atual e do futuro. “Empresas que começam com uma ideia e ajustam suas estratégias conforme aprendem com o mercado são bons exemplos. “Netflix começou como um serviço de aluguel de DVDs antes de se tornar uma plataforma global de streaming”, diz Marin, que é professor titular na It Valley International School, no Quebec, Canadá.

Também são temas do livro a democratização da tecnologia e inclusão digital, com ampliação da capacitação profissional e acesso à internet de qualidade, especialmente em áreas remotas e periféricas. “É preciso ainda mais políticas públicas de incentivo, facilitar crédito e financiamento para negócios inovadores. E reduzir o gap tecnológico entre empresas, porque grandes corporações já adotam inteligência artificial e automação, mas pequenas e médias empresas ainda encontram barreiras para digitalização”, completa o autor.

O livro traz também abordagem crítica sobre mitos que envolvem o empreendedorismo moderno. “Executivos não podem empreender” é um deles. Na verdade, observa Marin, muitos executivos que desenvolvem um olhar empreendedor são fundamentais para a inovação dentro das empresas. Outro mito é que “startups precisam ser gigantes para terem impacto”, mas empresas e negócios locais também podem ser altamente inovadores e lucrativos, sem necessariamente precisarem atingir escala global, relata Marin.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas