Livro retrata gestão na pandemia
Geólogo por formação, Marco Stefanini sabia que trilhava o caminho certo quando migrou para a área de tecnologia e fundou o Grupo Stefanini. Habituado a enxergar as adversidades como oportunidades, ele hoje comanda um negócio presente em 41 países e que emprega mais de 30 mil funcionários. Neste ano em que comemora 35 anos, a multinacional brasileira, referência em soluções digitais, estima fechar 2022 com um faturamento de R$ 6,2 bilhões.
A história inspiradora de ascensão do empresário é narrada na edição atualizada de “O Filho da Crise – A história empresarial de Marco Stefanini, fundador do Grupo Stefanini”. A obra ganhou novos capítulos que revelam como a empresa enfrentou as instabilidades da pandemia de Covid-19 e do conflito armado entre Rússia e Ucrânia.
Assinado pelo biógrafo Rogério Godinho e lançado pela Matrix Editora, o título destaca a história do CEO que simboliza a capacidade humana de aprender a partir de cada dificuldade, econômica ou pessoal, imposta por governos ou pela concorrência. A jornada de Stefanini serve como espelho do perfil dos empreendedores brasileiros, que decidiram investir em um sonho e lutam diariamente para transformar metas, pequenas ou grandes, em realidade.
Da fundação da empresa em 1984, no ápice da famigerada Década Perdida, talvez o pior momento da economia brasileira, às consequências do efeito cascata da quebra do banco Lehman Brothers, em 2008, o livro acompanha as decisões e posicionamentos que transformaram Marco Stefanini em sinônimo incontestável de resiliência, perseverança e, claro, inegável sucesso.
Como novidade, o leitor encontrará passagens sobre os desafios enfrentados durante a pandemia, que geraram transformações profundas na cultura da empresa, hoje totalmente adepta do trabalho flexibilizado. Nos últimos dois anos, a Stefanini adquiriu 12 empresas, sendo sete delas no primeiro ano de pandemia.
Atualmente, a divisão Stefanini Ventures, especializada em soluções digitais, é composta por mais de 30 empresas de diferentes tamanhos e especialidades, que estão reunidas em seis principais plataformas: Analytics e IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Indústria 4.0, Marketing Digital e Tecnologia.
As dificuldades que emergiram do conflito armado entre Rússia e Ucrânia também ganham espaço, especialmente a mobilização para transferir colaboradores da Stefanini na Moldávia, na época ameaçada por ataques russos, para a Romênia.
A edição revista e ampliada de “O Filho da Crise” é leitura indicada para aqueles que buscam inspiração nas histórias não só de empresários que comandam negócios bilionários, mas também nos ensinamentos de indivíduos como Marco Stefanini, que transformam dificuldades em degraus para o crescimento. Um livro ideal para quem passa por tribulações e necessita de um guia para assimilar que, mesmo em momentos de tempestade, é possível alcançar feitos grandiosos.
FICHA TÉCNICA
Título: O Filho da Crise – A história empresarial de Marco Stefanini, fundador do Grupo Stefanini
Autor: Rogério Godinho
Editora: Matrix Editora
Páginas: 240
Preço: R$ 58
Ouça a rádio de Minas