Livro reúne informações para identificação de doenças do eucalipto

No Brasil, o eucalipto é o gênero mais utilizado em plantios florestais com fins produtivos, sendo seu cultivo de grande relevância econômica, social e ambiental. Nos últimos anos, contudo, vem se tornando frequente a introdução e a disseminação de novas pragas e doenças, exigindo cada vez mais o manejo integrado. Foi nesse contexto que uma equipe de especialistas da Suzano, empresa com quase 100 anos de experiência no cultivo de eucalipto, reuniu no livro “Pragas & Doenças do Eucalipto” informações para detecção, manejo e controle das principais ameaças da cultura.
A publicação permite identificar as principais pragas e doenças do eucalipto, reunindo fotos e informações detalhadas para serem utilizadas na estratégia de manejo integrado, como caracterização morfológica, comportamento daninho, importância econômica, época da ocorrência e mecanismos de controle. O livro também relaciona os principais inimigos naturais utilizados no controle biológico de pragas do eucalipto.
“Esse trabalho é fruto de décadas de experiência, investimentos em pesquisa e sólidas parcerias com pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa. Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com os demais produtores florestais, academia e com a sociedade em geral, seguindo um dos nossos direcionadores de gerar e compartilhar valor”, explica o gerente executivo de Inovações em Manejo Florestal da Suzano, Reginaldo Gonçalves Mafia, um dos autores da publicação. O livro está disponível para aquisição pelo site do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF): https://www.ipef.br/publicacoes/.
Com prefácio dos professores Carlos F. Wilcken, líder do Programa de Proteção Florestal (Protef/Ipef), e Acelino C. Alfenas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o livro é de autoria de diversos profissionais da Suzano que atuam na área de Tecnologia e Inovação. São eles: Reginaldo Gonçalves Mafia, Talyta Galafassi Zarpelon, Edmilson Bitti Loureiro, João Bosco da Silva, Everton Pires Soliman, Robert Cardoso Sartório e Edival Ângelo Valverde Zauza.
Ao compartilhar de maneira organizada em livro a experiência acumulada ao longo de anos de vivência acompanhando de perto o cultivo de eucalipto, os autores esperam contribuir para fortalecer ainda mais a competitividade da indústria florestal brasileira.
Ouça a rádio de Minas