Negócios

No Minas Summit, Localiza é exemplo de inovação e transformação digital

Com uso da tecnologia, empresa monitora frota de 600 mil veículos em tempo real
No Minas Summit, Localiza é exemplo de inovação e transformação digital
Foto: Divulgação Localiza

Empresa âncora da inovação em Minas Gerais, a Localiza, com sede em Belo Horizonte, conta com uma frota de 600 mil carros. Para a gestão eficiente dos veículos, a companhia monitora os ativos com informações em tempo real, resultado de uma jornada que começou em 2019 com a introdução da transformação digital na empresa.

A Localiza é uma das empresas participantes do Minas Summit 2024, evento que acontece hoje (26) e amanhã (27) na Capital, e conta com programação direcionada ao mercado de inovação corporativa do Estado.

Segundo o Chief Technology Officer (CTO) da Localiza, André Petenussi, a cada quatro ou cinco segundos, informações conectadas aos veículos chegam à Localiza em um monitoramento minucioso que compreende desde o local e como o veículo está trafegando, até quem está dirigindo, como está acelerando ou mesmo utilizando o freio.

O executivo pontua que informações como essas trazem para o mercado um dos principais cases de inovação da marca, o que sublinha a importância da companhia em buscar soluções de inovação fomentando o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor tanto em Minas, quanto no País.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Ao acessarmos essas informações, conseguimos proteger o automóvel e, ao mesmo tempo, o condutor. Isso nos permite também criar estratégias de preservação do ativo e dos nossos parceiros. Trata-se de dois grandes exemplos de como a tecnologia de ponta consegue ajudar a criar experiências diferentes para essa jornada de mobilidade”, pontua. Dos 600 mil carros, 90% deles possuem a conexão de informações em tempo real.

O CTO da Localiza, André Petenussi
O CTO da Localiza, André Petenussi | Dione AS/ Diário do Comércio

Inovação como base para novos negócios

Para Petenussi, na atualidade, nada é mais importante do que direcionar os esforços para desenvolver recursos e competências em inovação e tecnologia. Essas competências, segundo ele, são propícias para construir soluções mais precisas para os clientes, edificando novas frentes de se fazer negócios.

“Estamos em uma das épocas da história mais propícias, fáceis e acessíveis para inovar. E, sempre, em uma velocidade cada vez maior. Isso depende de pessoas e de cultura. Depende de você ter uma base tecnológica, de processos estabelecidos e um assunto já digitalizado para que te habilite. Então, acho que temos diversas oportunidades e diversos temas em um mercado cada vez mais acessível e com ferramentas para isso”, diz.

Ele compara a época de hoje com o tempo em que era criança. “Brinco que, quando mais novo, para achar um livro para aprender desenvolvimento de software eu tinha que ir no sebo. Hoje em dia você entra no YouTube e tem dezenas de vídeos sobre o assunto. Então, tem muita facilidade e muita coisa pronta. É preciso que as empresas passem por uma adaptação tecnológica e digitalização para usufruir disso tudo”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas