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Localiza lista boas práticas para fortalecer marca empregadora e atrair talentos

Localiza lista boas práticas para fortalecer marca empregadora e atrair talentos
Crédito: Daniel Mansur Stúdio Pixel

Atrair e reter talentos de alta performance mostra-se um dos principais desafios para as empresas, assim como um fator estratégico para a competitividade. Nos últimos anos, os profissionais têm conquistado protagonismo na condução de suas carreiras e, muitas vezes, selecionam a companhia na qual querem atuar com base na reputação e em valores e propósitos pessoais.

A tendência é comprovada pela Pesquisa de Marca Empregadora 2021, elaborada pela Randstad em mais de 30 mercados de todo o mundo e que entrevistou mais de 190 mil profissionais. Segundo o levantamento, 50% dos candidatos dizem que não trabalhariam para uma empresa com má reputação – mesmo com um aumento salarial; 96% dos entrevistados concordam que o alinhamento dos valores pessoais com a cultura da empresa é um fator chave para a satisfação profissional e 80% dos líderes concordam que uma marca empregadora forte tem um impacto significativo em sua capacidade de contratar de maneira qualificada.

Neste contexto, mostra-se fundamental a construção e o fortalecimento da reputação da companhia e da percepção positiva da experiência dos seus colaboradores. E as plataformas on-line de reputação tornam-se, portanto, ferramentas estratégicas para consolidar a marca empregadora e prestam um serviço importante para que os profissionais possam checar a atuação das empresas em diferentes aspectos, como ética, cultura, clima, práticas ESG, benefícios ou remuneração. LinkedIn, Indeed, Glassdoor são algumas plataformas que reúnem informações estratégicas para escolha do futuro emprego. Ao analisar este cenário, fica a pergunta: como se destacar nessas mídias?

Um case de sucesso é a Localiza. Com investimento robusto em marca empregadora, a companhia tem hoje a maior nota do Glassdoor entre aquelas com mais de 10 mil colaboradores, contribuindo para sua atratividade no mercado de trabalho. Daniel Linhares, diretor de Gente da Localiza, compartilha cinco dicas para aumentar a atratividade nas plataformas de reputação e atrair mais candidatos de alta performance. Confira:

1 – Incentive seus colaboradores a deixarem uma avaliação no Glassdoor. Isso demonstra a importância de cada um.

Fazer uma campanha interna de engajamento é uma boa opção para que os colaboradores se sintam motivados. Investir na experiência dos funcionários impacta diretamente no feedback positivo. Por isso, aproveite as ferramentas de comunicação utilizadas na sua empresa para isso. Marcos importantes dos colaboradores na empresa podem ser aproveitados para mobilizá-los a deixar uma avaliação na plataforma, como e-mail de confirmação de aprovação no processo seletivo, onboarding, aniversário de empresa, entre outros.

2 – Esteja atento para responder às avaliações e manter a frequência de relacionamento na plataforma.

Atribua a responsabilidade a um dos colaboradores, seja do setor de marketing, comunicação ou RH. Responder às avaliações do Glassdoor demanda dedicação. O time responsável por elaborar as respostas, pode customizar modelos para economizar tempo durante o monitoramento da plataforma, respeitando sempre o tom de comunicação da companhia. É importante que todas as avaliações sejam respondidas, não só as positivas, mas também as que apontam críticas. Só a partir de uma escuta ativa a empresa poderá evoluir e aumentar sua reputação de forma sistêmica e legítima.

3 – Mantenha o perfil da sua empresa sempre atualizado. Divulgue prêmios, notícias e benefícios. Essas informações são um atrativo para novos talentos.

Ter um panorama atualizado de como a empresa é, pode ser crucial para atrair e reter talentos. Por isso, torna-se crucial a criação de uma vitrine para que possíveis colaboradores descubram se estão em sintonia com a empresa, além de agregar valor a quem já faz parte da equipe. Tenha clareza das editorias que a empresa deseja comunicar; fixe uma periodicidade para as publicações e dê oportunidade para que os próprios colaboradores sejam porta-vozes do clima da empresa.

4 – Responda às avaliações de entrevista também. Essa é uma oportunidade de mostrar como é participar de um processo seletivo na sua organização;

Existe uma propensão muito grande de busca pela reputação da empresa e seu posicionamento no Glassdoor. Uma dica é preencher e personalizar todas as guias na seção “Por que trabalhar para nós”, utilizando o espaço para atrair talentos e deixar claro a sua proposta de valor ao empregado. Além disso, expor programas internos de aperfeiçoamento, aceleração e reconhecimento pode ser atrativo por mostrar o cuidado com o colaborador e oportunidades de crescimento na empresa.

5 – Divulgue esse espaço internamente com frequência. Assim, você reforça a história da sua marca empregadora e ouve sua equipe.

Mais do que atrair novos talentos, é de extrema importância reter os colaboradores que já fazem parte do seu time. Agradeça pelos feedbacks recebidos na plataforma e aproveite para mostrar aos seus colaboradores quais pontos de melhorias já estão sendo trabalhados internamente. Ouvir o seu time é uma forma de mensurar o clima organizacional e as mudanças necessárias para obter um ambiente de trabalho saudável.

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