Loft traz para Belo Horizonte novo modelo de avaliação

Um dos maiores desafios na hora de comprar ou vender um imóvel está na precificação. Diversos fatores influenciam a composição do valor do bem, como características, localização, tendências de mercado e até mesmo o contexto emocional. Desde o mês passado isso já não é um problema para esse tipo de negócio em Belo Horizonte. É que a Loft, startup do setor imobiliário que conta com uma plataforma de inteligência artificial e machine learning para o serviço, acaba de chegar à capital mineira.
Com um investimento inicial de R$ 50 milhões, a meta é movimentar R$ 25 milhões em negócios por meio da plataforma até o final de 2021. Segundo o diretor de Data Science da Loft, Guilherme Marmerola, mais de 300 apartamentos já integram o portfólio na Capital e o objetivo é chegar a 1,5 mil até o final deste ano.
A empresa iniciou os trabalhos em Belo Horizonte em sete bairros da região Centro-Sul: Boa Viagem, Funcionários, Lourdes, Santo Agostinho, Santo Antônio, São Pedro e Savassi. Belo Horizonte é a terceira capital de atuação da Loft no País, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Tendo em conta as três praças, a ferramenta considera mais de 250 mil imóveis que registraram alguma transação nos últimos 10 anos.
“Nos próximos meses vamos operar também em algumas cidades da Grande São Paulo e entorno do Rio de Janeiro. O mesmo deverá ocorrer na capital mineira, pois temos o desejo de estender a experiência para todos os clientes possíveis. O negócio pede uma densidade no início das operações, mas os próximos passos incluem cobrir toda a cidade e a região metropolitana”, revela.
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A startup, hoje avaliada em US$ 2,9 bilhões, surgiu há três anos atuando com compra e venda de imóveis. E, devido a busca por uma operação transparente, incluindo a utilização de preços reais de mercado, acabou ampliando o modelo de negócio, passando também a prestar o serviço de precificação, bem como de oferta dos imóveis por meio de uma plataforma completa. Hoje facilita a compra e venda de apartamentos por meio de uma experiência digital e com preços e informações verificados.
Tecnologia para precificação de imóveis
Marmerola explica que a tecnologia chamada Robson avalia os imóveis a partir do cruzamento de milhares de dados de transações reais e atributos construtivos e geográficos. Uma das bases de análise da plataforma são documentos públicos do mercado imobiliário: registros de matrículas em cartórios e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), dados que fornecem ao algoritmo um lastro baseado em negociações verdadeiras e efetivadas.
Especificamente na capital mineira, a Loft usa informações do ITBI nessa primeira fase de implantação. “A plataforma também é alimentada com informações sobre anúncios e transações ocorridas dentro da plataforma, além de anúncios coletados em fontes externas. São diversas as fontes de dados para construir uma base sólida e entregar para a máquina, incluindo, principalmente, transações reais”, ressalta.
No componente de formação de preço da tecnologia entram também as características do imóvel, divididas entre informações funcionais e qualitativas. Metragem, número de cômodos, de suítes e vagas de garagem, por exemplo, integram o grupo de dados funcionais. São consideradas informações qualitativas o material usado no piso e revestimentos.
Características do condomínio também são levadas em consideração, assim como a localização. “Também eliminamos a duplicação dos anúncios. Nosso sistema registra cada imóvel, tornando único e melhorando a experiência do usuário”, diz.
Por fim, o diretor de Data Science destaca que pela plataforma o usuário pode percorrer toda jornada de compra e venda digitalmente: da visita virtual à unidade até a assinatura do contrato e registro em cartório. O sistema é usado diretamente pelos clientes que acessam o site e por mais de 30 mil corretores parceiros. Além disso, a plataforma é integrada com a solução de financiamento imobiliário da Loft, lançada pela empresa em 2020 – que originou R$ 2 bilhões em crédito imobiliário apenas no primeiro ano de atuação.
Atualmente estão disponíveis na plataforma mais de 25 mil apartamentos ativos à venda em Belo Horizonte, São Paulo e no Rio de Janeiro, distribuídos por mais de 139 bairros nas três cidades.
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