Mesmo com todas as adversidades enfrentadas no decorrer do ano passado, a Loja do Sapo, especializada em manutenção de dispositivos eletrônicos e localizada em Belo Horizonte, encerrou 2020 com faturamento recorde. A receita mensal da empresa triplicou em relação ao exercício anterior e o quadro de funcionários praticamente dobrou. Contaram a favor do desempenho o fato de a empresa ser nativa digital e a capacidade de adaptação.
A avaliação é do sócio do negócio, Matheus Francisco, que, embora não tenha revelado os resultados, os classificou como expressivos e inesperados. “Iniciamos 2020 com um plano robusto de expansão, com desempenho favorável e em três meses fomos impactados pela pandemia. Rapidamente buscamos nos adaptar e, como há três anos já prestávamos serviços de manutenção via delivery, intensificamos nossas operações no nicho para o qual o mercado caminhou na pandemia”, explicou.
PUBLICIDADE
É que quando a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou o primeiro fechamento da cidade, em março do ano passado, a Loja do Sapo tinha recentemente inaugurado sua segunda operação em shopping center na Capital. Havia ainda a expectativa de abrir outras oito no decorrer do exercício, plano que acabou suspenso pelo longo período em que as atividades consideradas não essenciais ficaram restritas de funcionar na cidade.
“De toda maneira, vimos a demanda crescer mês após mês, já que as pessoas também passaram a ter uma necessidade maior da utilização de dispositivos eletrônicos, não apenas para o home office, mas também para a diversão. Com isso, direcionamos nossa equipe dos centros de compras para o atendimento remoto e delivery e ainda precisamos contratar mais profissionais”, contou.
Expansão – Embora o negócio tenha retornado às origens, Francisco afirmou que o plano de expansão continua e no próximo mês, a Loja do Sapo vai ganhar mais uma unidade física em outro shopping de Belo Horizonte, somando-se às localizadas no Shopping Del Rey e no Shopping Cidade.
“Alteramos um pouco nosso plano de expansão e vamos continuar investindo na nossa operação logística de delivery, pois com a reabertura do comércio no ano passado, percebemos que o comportamento dos nossos clientes foi alterado”, revelou.
O empresário disse também que as expectativas para 2021 são de dobrar o faturamento, dando continuidade ao forte crescimento da empresa. Tamanho otimismo se refere à continuidade do aquecimento da demanda e a estruturação do negócio, que será focada no primeiro trimestre deste exercício, inclusive com a contratação de novos profissionais, desta vez, em cargos gerenciais.
Já no médio prazo, a perspectiva da empresa é expandir as operações para outras regiões do Estado e também estar presente em outras capitais. É que também em 2020, eles observaram um aumento de mais de 30% no atendimento para outras regiões do Brasil.