Negócios

Lojas 1A99 prevê saltar de 65 pontos de venda para mil nos próximos anos

Lojas 1A99 prevê saltar de 65 pontos de venda para mil nos próximos anos
Fabio Rosa: Minas tem lojas em Divinópolis, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Uberaba | Crédito: Divulgação

Inspirada no modelo de “Dollar Store“, a Lojas 1A99 lança uma nova marca e anuncia um ambicioso plano de expansão, que pretende levar a rede das atuais 65 unidades até a icônica marca de mil lojas nos próximos anos.

Segundo o diretor comercial e de marketing da rede 1A99, Fabio Rosa, Minas Gerais, que atualmente abriga cinco unidades – Divinópolis, na região Centro-Oeste; Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, no Sul de Minas; e Uberaba, no Triângulo Mineiro – tem participação importante na estratégia de crescimento.

“Nossa história começa em Socorro, no Circuito das Águas Paulista, e a proximidade com o Sul de Minas fez com que fôssemos para a região naturalmente. Agora vamos manter uma estratégia parecida, crescendo ‘concentricamente’. Isso facilita a logística e também a aceitação da marca, começando por regiões onde já temos negócios”, explica Rosa.

O grupo está adotando um ‘planograma’ – estratégia de planejamento visual e espacial do ponto de venda (PDV), com foco no aumento das vendas, a partir de elementos essenciais para o merchandising – pela primeira vez, para gerenciar todo o comportamento de compra de seus clientes dentro de suas lojas. Atualmente, são mais de 8,5 mil itens no portfólio e mais da metade será trocada. Novas categorias de produtos também estão sendo planejadas.

Todas as lojas do grupo são próprias e não existem estudos para franqueamento da marca. Uma unidade padrão tem entre 600m2 e 800m2 e 6.500 itens à disposição, gerando 14 vagas de emprego direto por turno.

“É um modelo bastante replicável, então podemos ter unidades em cidades bem pequenas. Para sustentar a expansão nacional vamos abrir novos centros de distribuição. Outro desafio é lidar com a quebra das cadeias de suprimentos – já que a maior parte dos nossos produtos é importada – e com a retenção de talentos. Para isso, qualificamos o DNA da empresa, fortalecendo a gestão e depois os processos, valorizando cada profissional”, completa o diretor comercial e de marketing da rede 1A99.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas