Lojas 1A99 prevê saltar de 65 pontos de venda para mil nos próximos anos

Inspirada no modelo de “Dollar Store“, a Lojas 1A99 lança uma nova marca e anuncia um ambicioso plano de expansão, que pretende levar a rede das atuais 65 unidades até a icônica marca de mil lojas nos próximos anos.
Segundo o diretor comercial e de marketing da rede 1A99, Fabio Rosa, Minas Gerais, que atualmente abriga cinco unidades – Divinópolis, na região Centro-Oeste; Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, no Sul de Minas; e Uberaba, no Triângulo Mineiro – tem participação importante na estratégia de crescimento.
“Nossa história começa em Socorro, no Circuito das Águas Paulista, e a proximidade com o Sul de Minas fez com que fôssemos para a região naturalmente. Agora vamos manter uma estratégia parecida, crescendo ‘concentricamente’. Isso facilita a logística e também a aceitação da marca, começando por regiões onde já temos negócios”, explica Rosa.
O grupo está adotando um ‘planograma’ – estratégia de planejamento visual e espacial do ponto de venda (PDV), com foco no aumento das vendas, a partir de elementos essenciais para o merchandising – pela primeira vez, para gerenciar todo o comportamento de compra de seus clientes dentro de suas lojas. Atualmente, são mais de 8,5 mil itens no portfólio e mais da metade será trocada. Novas categorias de produtos também estão sendo planejadas.
Todas as lojas do grupo são próprias e não existem estudos para franqueamento da marca. Uma unidade padrão tem entre 600m2 e 800m2 e 6.500 itens à disposição, gerando 14 vagas de emprego direto por turno.
“É um modelo bastante replicável, então podemos ter unidades em cidades bem pequenas. Para sustentar a expansão nacional vamos abrir novos centros de distribuição. Outro desafio é lidar com a quebra das cadeias de suprimentos – já que a maior parte dos nossos produtos é importada – e com a retenção de talentos. Para isso, qualificamos o DNA da empresa, fortalecendo a gestão e depois os processos, valorizando cada profissional”, completa o diretor comercial e de marketing da rede 1A99.
Ouça a rádio de Minas