Negócios

Maior Congresso de Inovação da América Latina faz pré-evento de aquecimento para 2022

O evento, que ocorrerá pela primeira vez de forma híbrida, pretende debater sobre a agenda empresarial da inovação no continente
Maior Congresso de Inovação da América Latina faz pré-evento de aquecimento para 2022
O evento contou com a participação do ilustre Steve Wozniak, cofundador da Apple. Crédito: Reprodução/Reinove o Futuro

Para que as empresas se tornem ainda mais competitivas e se destaquem no mercado será necessário que enfrentem desafios e invistam em inovação. Entre os dias 9 e 10 de março de 2022, ocorrerá, pela primeira vez em formato híbrido, o Congresso de Inovação da América Latina — maior do gênero. O objetivo do evento será debater sobre a agenda empresarial da inovação de forma a fortalecer a cultura inovadora do Brasil.

Para antecipar o grande evento do próximo ano, nesta quarta-feira (20), com o tema “Reinove o Futuro”, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniram nomes de referência no mercado para promover o lançamento da 9ª edição do Congresso. Realizado de forma virtual, o webinar contou com a participação de Steve Wozniak, cofundador da Apple.

O engenheiro eletrônico e ícone no Vale do Silício contou em sua palestra como surgiram os primeiros computadores da Apple e destacou que, durante sua trajetória de sucesso, aprendeu que as empresas não podem se acomodar e fazer o mesmo para sempre. Elas devem escutar seus consumidores e criar produtos novos para o mercado.

Assim aconteceu com a Apple. Steve Wozniak disse que seu parceiro, Steve Jobs, cofundador da empresa, tinha visão de negócios e não parava de inovar. Quando os computadores já haviam conquistado grande parte da população, ele criou o iPod (dispositivo portátil que reproduz sons) e, sucessivamente, o iTunes e o iPhone.

“Os modelos de negócio também mudaram no decorrer do tempo para modelos de negócio que não vendem algo útil, que vai durar para sempre. O pessoal sempre pensa: como vamos monetizar este produto, como vamos lucrar”, disse Steve Wozniak.

“Eu venho de uma geração, na qual você comprava um aspirador de pó, colocava em casa e 40 anos depois estava funcionando perfeitamente. Isso já era, gente. Com isso o pessoal também começa a pensar na parte negativa que veio junto a revolução digital”, afirma o cofundador da Apple.

Investimentos em inovação

Resistir à crise ocasionada pela pandemia da Covid-19 já é, por si só, tamanha façanha. No entanto, o também palestrante Daniel Moczydlower, CEO da Embraer-X, destaca que, de acordo com dados da CNI, 80% das indústrias de médio e grande porte aumentaram o lucro e a produtividade por meio de investimentos em inovação durante o período de 2020 e 2021.

Os números traduzem quais os passos que as empresas devem seguir daqui pra frente, pensando no processo de recuperação e retomada da economia.

Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração do Grupo Ultra, ressaltou no evento que os cortes nas áreas de ciência e tecnologia realizados pelo governo brasileiro corroboraram para que o Brasil andasse para trás em relação a outros países, no que diz respeito à inovação.

Wongtschowski ainda destacou que a governança e a inovação são alguns requisitos fundamentais para empresas que desejam se destacar no mercado.

Pedro Passos, cofundador da Natura, também afirma que os bons negócios de hoje, se não se adaptarem e seguirem as mudanças do mercado, serão maus negócios no futuro.

Pedro Passos, cofundador da Natura | Crédito: Reprodução/Reinove o Futuro

Desafios das startups no Brasil

Fundar uma empresa de sucesso no Brasil não é nada fácil. Fernanda Checchinato, CEO e diretora de pesquisa da Aya Tech, startup brasileira de alta tecnologia científica e mercadológica, conta que precisou quebrar paradigmas do mercado para estabelecer sua empresa.

Utilizando recursos próprios, Checchinato revelou que a empresa focada no desenvolvimento de produtos inovadores para as áreas de saúde e bem estar cresceu 300% desde a sua criação. A CEO da startup ainda disse que a pandemia fez com que mudasse os rumos do negócio, visto que muitos fornecedores e clientes tiveram que fechar as portas devido a crise.

Fernanda Checchinato, CEO e Diretora de Pesquisa da Aya Tech | Crédito: Reprodução/Reinove o Futuro

Reinove o Futuro

O evento de lançamento do Congresso ainda contou com a participação de Robson Andrade (Presidente da CNI), Marcelo Marcos Morales (Ministro Substituto de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação), Carlos Melles (Diretor Presidente do SEBRAE) e Gianna Sagazio (Diretora de Inovação da CNI).

Além disso, no painel “Inovação que move o mundo: as perspectivas de cada continente”, houve a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, dentre outros.

O Congresso

As inscrições para a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria já estão abertas e a expectativa de público é de 10 mil participantes. O evento, que ocorre a cada dois anos, tinha sua data prevista para 2021, no entanto, teve de ser remarcado devido à pandemia.

*Estagiário supervisionado por Will Araújo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas