Negócios

Mais de 160 mercadinhos são abertos por dia no Brasil

Dados são do primeiro semestre deste ano. Número de abertura de empresas do setor acompanha o crescimento do consumo nos lares brasileiros
Mais de 160 mercadinhos são abertos por dia no Brasil
Foto: Divulgação

Minimercado, mercadinho, mercearia, armazém ou bodega. Independentemente de como são chamados em cada região do país, os estabelecimentos que revendem produtos alimentícios em bairros e pequenas cidades estão em alta. Somente no primeiro semestre deste ano, foram abertos mais de 29 mil desses pequenos negócios — o que representa 162 CNPJs registrados por dia ou quase sete novas lojas a cada hora.

Um dos fatores que impulsionam esse avanço é a geração de empregos e de renda no país, em que micro e pequenas empresas respondem por mais de 60% das contratações. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento na abertura de empresas foi 8,5% superior (27,1 mil em 2024).

Os dados fazem parte de um levantamento do Sebrae a partir do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal. A pesquisa também aponta que 70% desses pequenos negócios estão registrados como microempreendedores individuais (MEI).

A analista de Competitividade do Sebrae, Jane Blandina da Costa, avalia positivamente o momento de expansão do setor. “Mostra que os brasileiros estão aproveitando esse cenário econômico e o nível de emprego para empreender. Os negócios de bairro são fundamentais porque movimentam a economia local, geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis”, analisa.

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Cristina Kimie Yoshida, proprietária do Mercado Oriental em São Paulo | Foto: Divulgação

Dicas para o empreendedor

Para manter o faturamento em alta, Jane Blandina separou algumas orientações importantes para esse modelo de negócio:

Gestão

Não tem para onde fugir: o sucesso passa por uma gestão financeira simples e organizada. A primeira recomendação é separar as contas da empresa das contas pessoais e acompanhar de perto as entradas e saídas do mercadinho. “Isso dá clareza e evita surpresas no caixa”, aponta a analista.

Conhecimento

Os mercadinhos prosperam quando o empreendedor entende o perfil do consumidor local. “É importante observar hábitos, preferências e ouvir sugestões. Isso ajuda a ajustar o mix de produtos oferecidos”, diz.

Digitalização

O celular e as tecnologias podem ser grandes aliados dos pequenos negócios. Ferramentas de delivery, grupos de WhatsApp e redes sociais ajudam a aumentar as vendas e fidelizar os clientes. “Pequenas ações digitais ampliam o alcance e mantêm a competitividade”, ressalta Jane Blandina.

(Conteúdo distribuído por Agência Sebrae)

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