Ministério da Agricultura anuncia plataforma para o agronegócio no Minas Summit

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou nesta quarta-feira (26) um acordo simbólico para o lançamento de uma plataforma de negócios de inovação para o setor de agropecuária. O projeto da ferramenta foi apresentado durante o Minas Summit 2024, evento que termina nesta quinta-feira (27) na Capital e conta, pela primeira vez, com um palco destinado para o agronegócio mineiro.
Ao Diário do Comércio, o coordenador-geral da Secretaria de Inovação, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), César Simas Teles, explicou que atualmente a plataforma que está em desenvolvimento deve receber aporte de R$ 3 milhões para essa etapa, podendo resultar em uma ferramenta inédita para o fomento de startups do setor.
“O Mapa enxerga que há excelentes iniciativas de inovação espalhadas pelo território brasileiro e que a gente precisa se conectar a essas iniciativas. E fazer essa plataforma é uma dessas iniciativas que precisam chegar ao agricultor brasileiro. Será uma ferramenta para agregar todos os atores que estão envolvidos com inovação agropecuária”, disse.
Segundo Teles, o ecossistema pretende abraçar a academia, os centros de pesquisas e o setor privado por meio de representantes de startups. “Queremos ajudar esse ecossistema a se fortalecer e interagir com mais velocidade, conseguindo alcançar mais resultados. Então, o que a gente está propondo é uma plataforma que vai ser referência mundial em inovação agropecuária afinal, Minas Gerais e o Brasil são expoentes na produção agropecuária e a gente quer ser um expoente em produção e exportação de tecnologia para o setor”.
Dentre os principais fundamentos que norteiam o novo ecossistema do Mapa, está a necessidade de ser um ponto de partida para a inovação do agro; ser uma vitrine para que as startups possam inovar cada vez mais; proporcionar um ponto de encontro entre os atores de inovação do setor e estabelecer formas de ajudar a resolver dores do agronegócio em desafios de inovar.
“Quem quiser saber sobre inovação agropecuária, seja um investidor estrangeiro, associação de produtores ou cooperativa, estaremos aqui em Minas Gerais dispostos a começar a jornada desses agentes por dentro da nossa plataforma. Vamos usar ferramentas de inteligência artificial (IA) para que essa pessoa consiga atingir as etapas de inovação”, diz Teles, que ainda sugere: “Queremos que o agricultor se apresente dizendo quais são os problemas que ele enfrenta e o que ele precisa que seja resolvido no sentido de inovar, pois muitas das vezes as startups têm muita energia e ideias, mas não sabem quais são os problemas reais que os impedem de inovar”, observa.
Nesse sentido, compreendendo a importância dos Ecossistemas Regionais de Inovação para o desenvolvimento agropecuário e principalmente do empreendedorismo de base tecnológica, Teles afirma que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem envidado esforços para a construção e fortalecimento dos ecossistemas e ambientes de Inovação em todas as regiões do País por meio de uma série de iniciativas.
Primeira versão deve ser finalizada neste ano
Na agropecuária, vários ambientes podem ser considerados espaços de inovação, a começar pelas fazendas modelo, as “smart farms”, assim como também as unidades demonstrativas, entre outras formas de lugares aptos para a difusão de tecnologias. Além disso, com a transformação digital, podem existir também ambientes virtuais de promoção da inovação por meio de plataformas abertas e hubs virtuais.
“Não somos uma aceleradora, fundo de capital ou uma startup. Somos um ecossistema que quer ajudar as boas iniciativas a crescer. Entre setembro e outubro deste ano, já teremos a primeira versão da plataforma e, até lá, vamos divulgar esse ecossistema para que ele possa ser conhecido e conquiste o mercado de uma maneira mais forte”, completa.
A assinatura do acordo foi firmada pelo Mapa junto ao CEO do FCJ Group, Paulo Justino; do CEO da NovoAgro Ventures, Leo Dias e, da CEO Iguassu Agro Ventures, Jemna Musser, agentes envolvidos para o lançamento do projeto.
Ouça a rádio de Minas