Mapa Empreende BH registra 4,8 mil acessos no primeiro ano e ajuda empresas da Capital

Em um pouco mais de um ano desde o lançamento, o Mapa Empreende BH registrou 4.800 acessos, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A plataforma, criada para orientar empreendedores sobre os melhores locais para abrir novos negócios, vem sendo usada também por empresas já estabelecidas na Capital como ferramenta de inteligência territorial.
Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com a CDL/BH, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e a govtech Place, o mapa reúne dados georreferenciados dos 275.972 estabelecimentos ativos na cidade. A ferramenta permite visualizar atividades empresariais permitidas em cada imóvel e consultar informações urbanísticas, como zoneamento e restrições legais.
Segundo o analista de políticas públicas da CDL/BH, Thárcio Elizio, a ferramenta tem contribuído para reduzir riscos e custos de operação. “Queríamos diminuir a mortalidade das empresas, que supera 25% nos cinco primeiros anos. O mapa permite identificar fatores que influenciam o desempenho do negócio, como concorrência, fluxo de pessoas e existência de atividades complementares”, afirma.
Otimização de pesquisas
Empresas têm usado o recurso para revisar estratégias comerciais. O consultor de negócios Gabriel Bastani relata que utilizou o mapa para desenvolver um programa de benefícios para uma barbearia, mapeando em poucos minutos centenas de estabelecimentos nos bairros Caiçaras, Padre Eustáquio e Carlos Prates. “Economizei tempo e dinheiro. Antes, precisaria de quatro ferramentas e de até 20 horas para o mesmo resultado”, explica.
Casos semelhantes têm ocorrido em diferentes setores. Após uma apresentação da CDL/BH ao Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão), donos de padarias descobriram oportunidades de atender novos públicos. “Alguns identificaram a proximidade de escolas e passaram a funcionar também à noite. Um deles começou a vender cachorro-quente e teve boa resposta do público”, conta Elizio.
O mapa também é utilizado para identificar fornecedores locais. Em um dos eventos de demonstração, produtores de farináceos descobriram dezenas de potenciais clientes e parceiros dentro da própria capital, antes atendidos por empresas de outros municípios.
Além da aplicação comercial, a ferramenta integra dados do Plano Diretor e da legislação urbana de Belo Horizonte, o que ajuda empresários a evitar erros no processo de abertura de lojas e adequações de imóveis. Regiões como Santa Tereza e Pampulha, por exemplo, possuem restrições específicas de uso e metragem que impactam a instalação de novos empreendimentos.
O Mapa Empreende BH está disponível gratuitamente no site mapaempreendebh.pbh.gov.br
Ouça a rádio de Minas