Maple Bear amplia rede de escolas em MG

A Maple Bear, rede canadense de ensino bilíngue, com dez escolas operando em Minas Gerais, deve ganhar mais quatro unidades até o ano que vem. Belo Horizonte, Divinópolis (Centro-Oeste), Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e Poços de Caldas (Sul) são as cidades para onde estão sendo negociadas as novas escolas. Mas a expansão não para por aí. Há pelo menos outros dez municípios no Estado com perfil e condições de abrigar uma franquia da rede.
Quem detalha é o diretor-geral da Maple Bear para a América Latina, Vitor Schmid. Segundo ele, Minas Gerais hoje representa cerca de 6% das operações da rede no Brasil e possui pipeline importante dentro do plano de expansão. “Há muita gente interessada e mais de dez cidades com perfil para receber uma unidade escolar. Nossa abertura de escolas prevê esse mapeamento, pois estamos falando de um público premium que precisa ser identificado para garantirmos o sucesso do negócio”, revela.
Atualmente a rede conta com 159 escolas e mais de 35 mil alunos em todo o País. Em Minas, as dez unidades em operação estão em Belo Horizonte, Contagem, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Lima, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia, com cerca de 1.500 alunos.
Por falar nisso, recentemente, uma das três unidades situadas na capital mineira, especificamente a localizada no bairro Santa Lúcia (região Centro-Sul), passou a contar também com o segmento High School (Ensino Médio). Conforme Schmid, embora a primeira escola da cidade tenha sido aberta em 2008, somente agora o novo segmento de ensino foi incorporado a uma unidade mineira. Ele explica que isso ocorre em função do modelo de expansão adotado pela franquia.
“Nossas escolas nascem somente com anos iniciais da educação infantil e vão crescendo ano a ano, acompanhando o desenvolvimento dos alunos. A cada ano abrimos uma nova série”, diz. A Maple Bear tem 720 alunos em Belo Horizonte e pretende crescer 25% nos próximos dois anos.
Vale ressaltar que, a partir do novo segmento oferecido na unidade, os alunos que iniciarem nas turmas de 2022 irão contar com o programa educacional seguindo as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Dessa forma, serão trabalhadas competências gerais explorando fatores cognitivos, comunicativos e socioemocionais, associados à metodologia e prática de ensino canadense.
O diretor-geral da rede completa que, além dos componentes da formação básica, os estudantes passam a contar com itinerários formativos para um aprofundamento de áreas de interesse, já pensando nos passos futuros para a universidade e escolha profissional.
Já uma das franqueadas da Maple Bear na capital mineira, Renata Coelho, enfatiza que as escolas da rede na capital mineira agora oferecem o ensino infantil, o fundamental e, agora, o médio, em um modelo de educação verdadeiramente bilíngue e práticas metodológicas inovadoras, baseadas na educação canadense.
“A Maple Bear, em Belo Horizonte e Nova Lima, cresceu ainda mais e agora oferece o High School, equivalente à etapa do Ensino Médio no Brasil. Com um projeto educativo há mais de 13 anos na região, que engloba três escolas em operação, já estava em nossos planos a continuidade dos ciclos escolares, de forma gradativa, acompanhando o crescimento dos alunos. Estamos com nossa turma mais avançada se formando no ensino fundamental II e, juntos, daremos início a essa etapa tão importante para esses jovens. Estamos estruturados e contemplaremos diferenciais para oferecer o High School, seguindo as novas exigências”, detalha.
A Maple Bear chegou ao Brasil em 2006 e foi adquirida em 2017 pelo grupo SEB – um dos líderes no mercado de ensino privado no País. A marca também está presente em outros países, com cerca de 450 escolas pelo mundo.
Ouça a rádio de Minas