Mart Minas abre 57ª unidade da rede no Estado

O Mart Minas inaugurou a 57ª unidade da bandeira em Minas Gerais. A loja foi a primeira do grupo no município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com a instalação, a rede mineira de supermercados fechou 2022 com sete unidades inauguradas, uma a menos do que a meta estimada para o período. Para 2023, o líder mineiro no segmento de atacado e varejo estima abrir mais oito lojas no Estado.
Segundo o diretor Comercial e Marketing do Mart Minas, Filipe Martins, a ida para Betim já estava no radar do grupo há alguns anos. Embora não revele valores de investimentos, ele destaca que a instalação da unidade gerou cerca de 200 empregos diretos e 200 indiretos.
A planta construída dispõe de mais de 10,3 mil metros quadrados (m²) no total, sendo a área de venda de 5,2 mil m². Além disso, são 25 checkouts na loja e um estacionamento com capacidade para 364 veículos. O layout segue o padrão da bandeira e disponibiliza um mix de itens de mercearia, bomboniere, bebidas, higiene e beleza, limpeza, frios e laticínios. Ao todo, são mais de 10 mil produtos disponíveis para donos de bares, pizzarias, padarias, hotéis e consumidores finais, com opção de compra no varejo e no atacado.
Fazendo um balanço do ano, Martins afirma que o período atual foi “muito positivo” para o Mart Minas. Ele destaca, por exemplo, a expansão dos negócios para outro estado. Em meados de março deste ano, o grupo comprou parte do Dom Atacadista, uma das mais importantes redes do segmento no Rio de Janeiro. A aquisição estava alinhada a pretensões comuns de fortalecer a presença no mercado de atacarejo nacional.
“O ano de 2022 foi de muito trabalho, mas muito positivo, até mesmo pela sociedade com o Dom Atacadista. Apesar de ser o mesmo modelo de negócios, é um novo mercado para explorar, um pouco diferente e com uma cultura diferente. Acreditamos muito nesse modelo chamado atacarejo. É um modelo de custo operacional baixo, o que possibilita vender com preços mais baratos, e em momentos de crise e bolso apertado a maioria das pessoas busca economia”, afirma.
Segundo ele, há duas semanas ocorreu a terceira inauguração do Dom Atacadista após a parceria firmada entre as redes. Agora o supermercado carioca tem 13 unidades. Se somadas as duas bandeiras (Mart Minas em MG e Dom Atacadista no RJ), o grupo fechou o ano passado com 70 unidades em operação. Para este ano, a expectativa é ainda mais otimista.
“Hoje o atacarejo é o modelo mais competitivo, além de ser resiliente em momentos de crise. Vende-se as mesmas marcas de produtos que um supermercado tradicional, mas com preços mais baixos, trazendo uma economia de 10% a 15%. Então, para 2023, temos um plano de expansão de 15 lojas (somando MG e RJ), um número que nunca tínhamos feito. Estamos muito otimistas para o ano que vem”, ressalta.
Ainda conforme o diretor Comercial e Marketing, o objetivo do grupo é alcançar 105 lojas em operação até 2025, sendo 75 sob a bandeira Mart Minas e 30 sob a bandeira Dom Atacadista. Sendo assim, nos próximos três anos devem ser inauguradas mais 18 lojas em solo mineiro e 17 em território carioca.
Um dos municípios contemplados em Minas Gerais deve ser Belo Horizonte. A unidade seria a primeira na capital mineira. Já Betim deve receber a segunda loja e, segundo Martins, o grupo, inclusive, já dispõe do terreno para a instalação. “A gente tem como objetivo estar nas principais cidades de Minas, com mais de 100 mil habitantes. Hoje estamos em mais de 90% delas, mas até 2025 queremos chegar a 100%. Já no final do ano que vem (2023) estaremos bem próximos disso”, destaca.
Ouça a rádio de Minas