Negócios

Mart Minas negocia compra de mais oito lojas da rede Apoio Mineiro; veja onde

Aquisição, que ainda depende do Cade, amplia estratégia de expansão da rede no atacarejo; Supernosso foca operação no varejo e coloca unidades à venda
Mart Minas negocia compra de mais oito lojas da rede Apoio Mineiro; veja onde
Foto: Grupo Supernosso / Divulgação

O Grupo Mart Minas negocia a compra de mais oito lojas da rede Apoio Mineiro, do Grupo Supernosso, distribuídas por quatro cidades de Minas Gerais. As aquisições fazem parte do plano estratégico de expansão e consolidação da empresa no mercado de atacarejo da região Sudeste do Brasil.

A transação ainda necessita de autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser concluída. Se aprovada, as unidades se juntarão a outras cinco operações da bandeira Apoio Mineiro recém-adquiridas pela rede Mart Minas, que já estão sendo convertidas pela nova proprietária.

Entre as lojas envolvidas nesta segunda etapa de aquisições, três estão localizadas em Belo Horizonte. As demais estão presentes em Betim (duas unidades) e Santa Luzia (duas), na Região Metropolitana, e em Sete Lagoas (uma operação), na região Central do Estado. Confira os endereços:

  • Avenida Cristiano Machado, nº 10768, bairro Floramar, Belo Horizonte;
  • Avenida Silva Lobo, nº 900/1000, bairro Nova Suissa, Belo Horizonte;
  • Rua Padre Pedro Pinto, nº 2417, bairro Candelária, Belo Horizonte;
  • Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, nº 4455, bairro Senhora das Graças, Betim;
  • Avenida Juiz Marco Túlio Isaac, nº 10293, bairro Laranjeiras, Betim;
  • Rua José Tofani, nº 35, bairro São João Batista, Santa Luzia;
  • Avenida Brasília, nº 3410, bairro São Benedito, Santa Luzia;
  • Avenida Prefeito Alberto Moura, nº 1260, bairro Distrito Industrial, Sete Lagoas.
Loja da rede Mart Minas em Ribeirão das Neves, Minas Gerais.
Foto: Reprodução Instagram Otávio di Toledo Mart Minas

A negociação envolve as duas maiores empresas do segmento de atacarejo de Minas Gerais, que mescla os modelos atacado e varejo em uma única operação. O Grupo Mart Minas ocupa a sexta posição do Ranking Abbas 2025, sendo o líder entre as empresas com sede no Estado, com faturamento bruto de R$ 11,432 bilhões em 2024.

Já o Grupo Supernosso aparece em 14º lugar na lista nacional e em segundo entre as companhias mineiras. O levantamento feito pela NielsenIQ, em parceria com a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abbas), mostra que a empresa registrou R$ 4,728 bilhões no ano passado.

De acordo com documentos enviados ao Cade, a operação faz parte da estratégia de expansão das atividades da rede Mart Minas no Estado. A empresa também garante a preservação dos postos de trabalho nessas operações, assegurando o fortalecimento do desenvolvimento econômico regional.

“Configurando-se como medida de consolidação operacional que aproveita a expertise das lojas-alvo na gestão integrada de atacado e varejo”, completa.

Já para o Grupo Supernosso, a transação é resultado de uma decisão estratégica da companhia de concentrar suas atividades no segmento de varejo, com a bandeira supermercadista de mesmo nome. Portanto, a empresa passa a disponibilizar algumas unidades da rede de atacarejo para possíveis alienações.

Vale lembrar que o Apoio Mineiro também possui estabelecimentos em outros cinco municípios de Minas Gerais (Contagem, Curvelo, Lagoa Santa, Nova Lima e Vespasiano).

Expansão do Grupo Mart Minas

Entre as cinco lojas vendidas na primeira operação, três já estão funcionando sob a nova marca (Caeté, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo). Outras duas inaugurações estão previstas para ocorrer ainda neste mês.

A primeira delas ocorrerá nesta terça-feira (2), em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A loja está localizada na avenida Ivo Gomes de Abreu, nº 101, no Residencial Porto Seguro. Já nesta quinta-feira (4), será inaugurada a unidade de Sabará, na Grande BH, na avenida José Cândido da Silveira, nº 2.996, no bairro Ana Lúcia.

Essas aquisições integram o plano de consolidação do grupo no setor atacadista e varejista da região Sudeste. Vale lembrar que, em 2022, a empresa adquiriu parte do controle da rede fluminense Dom Atacadista. Atualmente, o Grupo Mart Minas possui 92 lojas, sendo 68 unidades em Minas Gerais e 24 no Rio de Janeiro.

Loja da rede Mart Minas
Foto: Divulgação Mart Minas

Além dessas viradas de lojas, a empresa também planeja a inauguração de uma nova unidade na capital mineira, na região do Barreiro, prevista para o dia 9 deste mês. Ainda em dezembro, haverá a reinauguração da loja de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, marcada para o dia 18. Dessa forma, a rede de atacarejo encerrará o ano com 71 operações no Estado.

A empresa também planeja abrir a primeira unidade em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, ainda sem data para a inauguração. A oficialização do negócio foi dada no Diário Oficial do município, no mês de setembro. A expectativa é de que o novo empreendimento possa gerar cerca de 350 empregos diretos na região.

De acordo com a última edição do Ranking da Abras, o Grupo Mart Minas é a oitava maior empresa do setor supermercadista no Brasil. O levantamento, realizado pela NielsenIQ em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), aponta que a empresa é a segunda maior entre aquelas com sede no Estado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas