Mate Couro completa 77 anos com planos de ampliação da produção e alcance da marca

A fabricante mineira de refrigerantes Mate Couro completa, nesta quinta-feira (12), 77 anos de atuação no mercado. A empresa apresentou crescimento de 20% em 2023 e espera repetir este desempenho tanto em produção quanto no faturamento. O principal objetivo para o futuro é dobrar o volume atual nos próximos três anos.
Essas informações são do porta-voz da empresa, o gerente de vendas e contador Lazio Divino Pinto. Ele aponta que a Mate Couro já adquiriu alguns maquinários novos neste ano, incluindo uma máquina de sopro, com o objetivo de aperfeiçoar a estrutura da empresa e impulsionar o crescimento no interior de Minas Gerais.
“Existem muitas redes de supermercados em que ainda estamos ausentes e nós estamos trabalhando para poder atendê-las”, disse.
Divino Pinto pontua que esse plano de crescimento no curto prazo está sendo realizado de forma cautelosa, visando aumentar a quantidade produzida. Atualmente, segundo o gerente de vendas da Mate Couro, a fábrica, localizada em Belo Horizonte, funciona com apenas um turno de trabalho.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A despesa para colocar um turno sem vendas é muito grande. Então, nós estamos buscando esses supermercados do interior para depois aumentar o horário de produção para dois turnos”, explica.

Foco da marca é se manter em Minas Gerais
Quanto a uma possível expansão para fora do Estado, Divino Pinto ressalta que o foco inicial da fabricante de refrigerantes está em aproveitar as oportunidades oferecidas no mercado mineiro. Ele ainda explica que o lançamento da marca em outros mercados, como São Paulo, exige um grande investimento, principalmente em marketing, para apresentar o produto para os novos consumidores.
“Como nós ainda não temos esse investimento, isso fica mais difícil. Primeiro, nós temos que atender o meu Estado, onde as pessoas já conhecem o Mate Couro, é mais próximo e não precisamos investir muito”, avalia.
Atualmente, conforme apontado pelo porta-voz da empresa, quase 99% dos consumidores da marca estão presentes em Minas, com destaque para a Capital e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além de alguns municípios do interior, como Montes Claros, Turmalina e Teófilo Otoni. O Mate Couro também conta com alguns consumidores no Espírito Santo, mas o público-alvo segue sendo os mineiros.

A fábrica está localizada no bairro São Salvador, na região Noroeste da capital mineira. Além disso, de acordo com Divino Pinto, a empresa possui cerca de 30 distribuidores em Minas Gerais. A unidade fabril possui entre 130 e 150 funcionários. Já as distribuidoras somam cerca de 600 colaboradores.
Mate Couro, 77 anos de história
A marca Mate Couro foi lançada em 12 de setembro de 1947 por seis amigos, dentre eles um farmacêutico, que tinham como objetivo desenvolver uma nova bebida saudável. Divino Pinto relata que os criadores fizeram o produto a partir da combinação de dois produtos: erva-mate e chapéu-de-couro, além de sementes de guaraná. Inicialmente, a bebida era comercializada apenas em garrafas de vidro.
Ainda nos primeiros anos da operação, a família Savassi comprou a marca e, desde então, é a proprietária da Mate Couro. Atualmente, Rodrigo Savassi Biaggioni e Arthur Eduardo Savassi Baggioni estão à frente dos negócios.

Veja, a seguir, alguns momentos importantes dessa história.
Parceria com a PepsiCo (1955)
Com o passar dos anos, o refrigerante foi conquistando espaço no mercado local. Já em 1955, a empresa firmou um contrato de franquia com a multinacional PepsiCo, que duraria até 1979. Durante esse período, a Mate Couro também passou a produzir e distribuir os refrigerantes Pepsi Cola e Mirinda.
Construção de nova fábrica (1972)
A fabricante mineira seguiu expandindo seus negócios e conquistando uma posição de relevância no mercado. Esse processo de desenvolvimento tornou necessária a construção de uma nova fábrica em 1972, localizada em uma área de 52 mil metros quadrados (m²), no bairro São Salvador, em Belo Horizonte, onde ela permanece até hoje. Antes, a empresa funcionava em uma fábrica menor, no Centro da cidade.

Parceria com a Antarctica (1979)
No mesmo ano em que encerrou a parceria com a PepsiCo, a Mate Couro assinou um novo contrato de franquia, dessa vez com a Companhia Antarctica Paulista. Dessa forma, além de produzir seu próprio refrigerante, a empresa passava a engarrafar toda a linha de refrigerantes da nova parceira.
Adoção das garrafas pet (1990)
Já em 1990, a empresa passou a adotar o modelo de garrafas pet em seu processo de engarrafamento. O objetivo, na época, era adequar a marca às transformações e tendências que estavam ocorrendo no mercado.

Ampliação de sabores (2003)
Baseada em uma nova estratégia comercial, a Mate Couro tomou a decisão de priorizar a fabricação de produtos próprios e, consequentemente, encerrar a parceria com a Antártica em 2003. Neste mesmo ano, a marca ampliou sua oferta de sabores passando a contar com: guaraná, cola, limão, laranja e uva.
Divino Pinto ressalta que a Antártica sempre foi muito rigorosa quanto à qualidade dos produtos. Segundo ele, a Mate Couro soube manter essa mesma postura em relação aos refrigerantes da marca, o que contribuiu para o reconhecimento que o produto possui entre os consumidores mineiros. “Nós trabalhamos com uma margem apertada de lucro para levar mais qualidade para todas as casas”, afirma.
Rede própria de distribuição em Minas (2004)
Em 2004, a fabricante mineira de refrigerantes desenvolveu uma rede de distribuição para ampliar a cobertura da empresa dentro do território do Estado. Desde então, segundo Divino Pinto, a Mate Couro atende tanto suas distribuidoras quanto as grandes redes varejistas, de forma direta.
Lançamento da marca Nick (2018)
Com a perspectiva de alcançar novos horizontes comerciais, em 2018 a empresa lançou uma nova marca de refrigerantes, a Nick, inicialmente sendo comercializada apenas com sabor uva. O gerente de vendas da Mate Couro explica que essa outra marca é um produto de baixa caloria voltado para atender os clientes com poder aquisitivo mais baixo, das classes C e D.
Sucesso com versão de garrafas pequenas (2023)
Outros lançamentos ocorreram nos anos posteriores, como os novos sabores do Mate Couro (abacaxi e tangerina) e da marca Nick (cola, limão e abacaxi). Além disso, Divino Pinto destaca o bom desempenho apresentado pelo Mate Couro na versão de 200ml, lançada em dezembro do ano passado. “Está um sucesso, só lançamos Mate Couro, mas posteriormente vamos lançar o Nick com garrafas pequenas”, completa.
Ouça a rádio de Minas