Mater Dei anuncia a compra de hospital na Bahia
A Rede Mater Dei de Saúde anunciou ontem a compra de 95% do Empreendimentos Médico Cirúrgicos Ltda (Emec), tradicional Hospital de Feira de Santana, localizado no segundo município mais populoso do estado da Bahia. A operação vai movimentar R$ 205,9 milhões.
Com a operação, a Rede Mater Dei, que inaugura ainda no primeiro semestre um hospital em Salvador, já começa a atuar no estado vizinho. “A operação fortalece o hub de assistência hospitalar de alta qualidade da Rede Mater Dei na Bahia, permitindo combinar as operações hospitalares visando ganhos de eficiência e complementaridade. Temos a tarefa diária de promover a saúde e o bem-estar de uma maneira plena e integrada. Acolhendo, individualizando, entendendo e cuidando das pessoas em todas as fases da vida. Porque estar bem é o que importa. Por isso, Feira de Santana e região podem contar conosco”, afirma o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Moraes Salvador Silva, em nota.
Inaugurado em 1963, o Emec foi o primeiro hospital privado da cidade, tornando-se referência na região desde então. É um hospital geral de alta complexidade com mais de 40 especialidades. Oferece ambulatório e medicina diagnóstica e conta com corpo clínico diferenciado. Possui atualmente 126 leitos operacionais (incluindo 30 UTIs) e plano de expansão para um total de 150 leitos operacionais decorrente de realocação de áreas.
“Com amplo know how clínico, os médicos-fundadores desenvolveram uma operação eficiente, mas que ainda possui espaço para desenvolvimento e melhorias ao se incorporar à plataforma do Mater Dei” informa a rede mineira. No ano de 2021 a receita líquida do Emec foi de R$ 131 milhões.
O Enterprise Value da Operação, incluindo o imóvel, é de R$ 205,9 milhões, do qual será descontado o endividamento líquido. O múltiplo da transação é de R$ 1,37 milhão por leito.
O fechamento da operação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Rede em expansão – Esta é a segunda compra anunciada pelo Mater Dei neste ano. Em janeiro, a rede adquiriu 95,5% do Hospital Premium – Instituto de Cirurgia Plástica e Oftalmologia Ltda, localizado em Goiânia (GO). A operação movimentou R$ 250 milhões.
O Premium é um hospital moderno que expandiu sua operação e em oito anos se tornou um hospital geral de alta complexidade, com capacidade instalada para 156 leitos. Com vocação cirúrgica, o hospital possui, atualmente, dez salas cirúrgicas e 28 vagas de UTI, com expansão mapeada para 13 salas cirúrgicas e 44 UTIs. Na ocasião da compra, o Mater Dei informou que a previsão é que todos os leitos entrem em operação nos próximos 12 meses, fruto da expansão das especialidades, seguido posteriormente de uma expansão Brownfield no terreno ao lado, de 5 mil m², já adquirido à parte em janeiro de 2022.
Desde que fez seu IPO, em abril de 2021, a Rede Mater Dei já adquiriu mais de 1.100 leitos de ativos em Minas Gerais e em outros estados e passou a atender no Pará (com a aquisição de 70% do Grupo Porto Dias), em Uberlândia (compra do Hospital Santa Genoveva e CDI Imagem), além da aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas.
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