Negócios

Maxtrack lança solução para monitoramento de veículos com inteligência artificial

Objetivo é produzir 12 mil unidades em 2025 e duplicar o volume em 2026
Maxtrack lança solução para monitoramento de veículos com inteligência artificial
Crédito: Reprodução Pexels

Um dispositivo inovador para o monitoramento de veículos com inteligência artificial (IA) embarcada capaz de analisar imagens e informações e fornecer dados, orientações e direcionamentos em tempo real para motoristas e equipes de logística ao longo do percurso, mesmo em longas distâncias. Esse é o novo equipamento apresentado ao mercado pela empresa mineira Maxtrack, em parceria com a norte-americana Qualcomm.

Conhecido como AI Box, ou Caixa de IA, em português, o MTC-1K tem como grande diferencial levar inteligência para a ponta, onde os dados são gerados, ao contrário do modelo tradicional, que depende de um processamento em nuvem. Isso permite que decisões críticas, como a prevenção de acidentes em veículos, sejam tomadas de maneira imediata, e promova uma forma de interação mais livre entre homem e máquina.

O produto promete trazer uma nova experiência para veículos de grande porte (caminhões, ônibus e máquinas agro) e entrará em fase de produção comercial em janeiro do próximo ano. O planejamento é produzir 12 mil unidades em 2025, duplicar o volume em 2026 e manter ou quadruplicar em 2027. A previsão é de vender cerca de 50 mil unidades no Brasil no decorrer dos três anos, número que, assim como o de fabricação, são conservadores.

Gustavo Travassos
Estamos criando uma família de dispositivos para serem benchmarks mundiais, revela Travassos | Crédito: Divulgação Maxtrack

De acordo com o líder de inovação e fundador da Maxtrack, Gustavo Travassos, as projeções se referem apenas ao território nacional e são moderadas porque a companhia prefere trabalhar com o que já tem garantia. Ele destaca que há negócios em tratativas, inclusive com outros países, que podem alavancar as estimativas e os resultados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Toda a produção do dispositivo de monitoramento de veículos com IA ocorrerá na fábrica de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Contudo, com a provável demanda internacional e devido a questões tarifárias, a empresa poderá, inicialmente, ter que produzir pequenos lotes fora do País para atender aos clientes do exterior.

Parceria com a Qualcomm renderá novos lançamentos

Além do MTC-1K, que equipado com processadores Qualcomm traz funcionalidades como o monitoramento de pontos cegos e assistência à condução e manobras, por meio de visão 360º do veículo, e identificação de pessoas e objetos próximos por meio de inteligência artificial na borda, a Maxtrack apresentou outras novidades da parceria com a companhia norte-americana. Entre elas: um dispositivo para comunicação via satélite usando 5G.

E mais produtos serão lançados. No próximo ano, o mercado conhecerá uma linha de câmeras ultrainteligentes, com alto poder de análise, capaz de perceber, por exemplo, um mal súbito de motoristas – somando forças com os americanos, a empresa visa construir uma plataforma de referência em processamento de imagens usando IA, para avançar no aprimoramento de atividades como a de condução autônoma em casos como esse.

“Estamos criando uma família de dispositivos para serem benchmarks mundiais. Esse primeiro lançamento, por exemplo, não tem um paralelo globalmente”, destaca Travassos.

Empresa analisa criar uma unidade de negócios para o segmento de IA

Apostando no potencial de aplicação da AI Box e dos demais dispositivos que utilizam inteligência artificial para diversos segmentos e não apenas o de transportes, a Maxtrack já estuda criar uma unidade de negócios dedicada exclusivamente para esses equipamentos.

Conforme o líder de inovação e fundador da companhia, essa já é uma discussão sólida e a empresa está em fase de pilotar a iniciativa sem ainda constituir a nova vertical.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas